Técnicas de atuação da Fisioterapia do Trabalho







A fisioterapia do trabalho surgiu devido a necessidade do acompanhamento da saúde do trabalhador, sendo baseada em algumas ciências como a ergonomia, atividade laboral, biomecânica, entre outras, sempre com o objetivo de prevenir, resgatar e manter a saúde ocupacional. Através do enfoque interdisciplinar e multiprofissional atua na reabilitação de queixas ou patologias musculoesqueléticas decorrentes do trabalho.

Para o desenvolvimento dos programas realizados pelo fisioterapeuta do trabalho são utilizadas muitas técnicas em sua atuação, entre elas:

Ginástica laboral: é uma atividade física de curta duração realizada no ambiente de trabalho. Nela são aplicados exercícios preventivos de preparação, compensação e relaxamento das estruturas musculares envolvidas das tarefas diárias.

Ergonomia: estuda a relação entre o homem, o seu trabalho, equipamentos e o ambiente, e a solução dos problemas surgidos. Assim, são investigados os aspectos ambientais (qualidade do ar, temperatura, vibração, ruído, luminosidade), aspectos organizacionais (divisão do trabalho, ritmo de trabalho, número e duração de pausas, turnos de trabalho), e aspectos técnicos (layout, máquinas, mobiliário).

Prevenção de lesões ocupacionais: através de cinesioterapia preparatória e compensatória,

Tratamento das lesões ocupacionais: através de eletroterapia, cinesioterapia e reeducação postural,

Laudos ergonômicos: através de ferramentas de análise de posto de trabalho, como fotogrametria computadorizada, check-list, RULA entre outros,

Exames admissionais e demissionais: através de avaliações para o posto de trabalho e laudos,

Exames periódicos: para avaliação, prevenção e controle,

Atuar no NR-17 (ergonomia), junto com outros profissionais: essa norma regulamentadora visa estabelecer parâmetros nas condições de trabalho para proporcionar o máximo de segurança, conforto e desempenho eficiente, inclusive em aspectos relacionados ao transporte, levantamento e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.

A fisioterapia tem tomado lugar de destaque em vários segmentos empresariais através de programas terapêuticos e preventivos, como alternativa de tratamento e prevenção, especialmente em empresas onde a produtividade, qualidade e desempenho comercial são fatores essenciais e diferenciais. O combate ao estresse, o ambiente de trabalho adaptado ergonomicamente e trabalhador preparado para as solicitações musculares diárias refletirá numa boa proposta de vida, onde a prevenção é o segredo

Domine todos os aspectos da Ginástica Laboral para potencializar seus atendimentos para empresas e colaboradores. O ebook "Trabalhe com Ginástica Laboral" traz a explicação dos principais pontos para o profissional potencializar o seu atendimento.Clique aqui e saiba mais



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.