Dor de Cabeça e ATM




 
http://files.fisiogrup.webnode.com.br/200000067-bf29ec0239/PARALISIA%20FACIAL.png

A dor de cabeça tem diversas origens e entre uma das causas, a disfunção da ATM, por isso é importante investigar a origem da sua dor de cabeça. 

A dor de cabeça na região temporal, com determinadas características podem ter origem de disfunções da ATM, por isso é importante o correto diagnóstico da dor de cabeça e tratamento, pois assim estaremos tratando a causa, pois não adianta tomar medicamentos paliativos que mascaram a dor por anos e continuar com a sua dor. 

Muitas pessoas sofrem de dor de cabeça há muitos anos, classificam a sua dor de cabeça como uma enxaqueca tomando medicação e desconhecem real causa da sua dor, pois uma enxaqueca não tem uma freqüência diária, por exemplo. 

A causa das Desordens da ATM é multifatorial, onde é importante salientar que os hábitos parafuncionais (apertamento dos dentes, roer unhas, morder os lábios) e o bruxismo cêntrico e excêntrico (ranger os dentes e apertar os dentes durante a noite) contribuem muito no aparecimento e manutenção dos sintomas das disfunções da ATM. 

A etiologia, ou seja, a causa das Disfunções Temporomandibulares é multifatorial, assim, vários fatores podem contribuir para o aparecimento e manutenção das disfunções temporomandibulares:

• os fatores predisponentes
• os fatores precipitantes
• os fatores perpetuantes

Existem sinais e sintomas que indicam que paciente apresenta uma disfunção da ATM assim como dor de cabeça ao acordar, sensação de rosto cansado ao acordar, limitação de abertura bucal, dor ao mastigar, estalos na ATM, zumbido entre outros. 

A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada a uma lesão tecidual real ou virtual e representa um alerta do nosso organismo de que algo está errado conosco e que devemos procurar ajuda. 

É importante lembrarmos de que a dor de cabeça não é normal e não devemos nos acostumar com ela!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.