Exercício Físico como Tratamento na Osteoartrite de Quadril







As funções do quadril são cruciais para a independência funcional de um indivíduo, motivo da grande repercussão da osteoartrite (OA) sobre as alterações nessa articulação. A OA de quadril é uma doença crônico-degenerativa e o tratamento atual detém-se em combater sua sintomatologia. 

Dentre os possíveis tratamentos conservadores, os exercícios têm sido indicados para a redução da dor e melhora funcional. O objetivo desta revisão sistemática é elucidar a função e efetividade dos exercícios físicos no tratamento conservador da OA de quadril. 

Para a realização do levantamento bibliográfico foram consultadas as bases de dados PUBMED, LILACS e MEDLINE referentes às publicações de artigos de ensaio clínico aleatório controlado dos últimos dez anos (julho/2005 - julho/1995), utilizando-se a relação entre as palavras-chave osteoarthritis, hip, exercise. Resultaram da busca, 18 artigos. Desses, dez continham os critérios para revisão na íntegra. Após análise do conteúdo dos dez estudos, foram identificadas três categorias:

a) exercícios específicos para OA de quadril (n=3); 
b) exercícios para OA de quadril e joelho (n=4) 
c) exercícios para pré e póscirurgia de artroplastia decorrente de OA (n=3). 

Dos dez estudos analisados, três revelaram limitações dos benefícios dos exercícios nas amostras. Embora, a maioria dos estudos tenha demonstrado bons resultados com a prática de exercícios no tratamento da OA de quadril, ainda não é possível determinar o alcance deste tipo de terapêutica no quadro geral da doença e para sua progressão,
tendo em vista a escassez de estudos e falta de especificidade das intervenções propostas.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.