Fisioterapia na tendinite de aquiles em atletas







A tendinite no calcâneo é a inflamação  do tendão de Aquiles ou , mais comumente, do seu paratendão. Pode acontecer a qualquer pessoa, sendo mais comum em atletas de fim de semana de meia idade. Entre atletas profissionais, a maioria dos casos parece ocorrer em esportes  como corrida de longa distância,  futebol, tênis, basquete e ciclismo.  

http://triggerpoint.tptherapy.com.au/wp-content/uploads/2009/04/lowerleg-back.jpg

O indivíduo geralmente se queixa de uma dor na região posterior do tornozelo, que piora com o início da atividade, melhora com o decorrer da mesma, e piora após a parada do exercício. Com a evolução, a dor se torna constante e permanece mesmo em repouso.

Para fazer uma recuperação decente em um atleta com essa lesão, o aspecto mais desafiador da reabilitação é preparar o complexo músculotendíneo para suportar as forças repetitivas de até 10 vezes o peso corporal, sem traumatizar o tendão.  

Os objetivos principais com este paciente são:

Mobilização Articular

Treino Proprioceptivo

Manutenção da força muscular

Treino correto do gesto esportivo.


No estágio subagudo, deve ser aplicada tensão ao tendão de Aquiles para estimular a produção de colágeno e para direcionar apropriadamente as fibras ao longo das linhas de estresse.  Alongamentos com bandagens estabilizando a região se fazem necessárias.  As bandagens funcionais, ferramenta essencial na reabilitação, promovem uma rápida recuperação e evita a perda da função do atleta, pois promove um retorno precoce a atividade ou competição esportiva dentro de uma amplitude cuidadosa, com a área lesada protegidas por eventual lesões futuras e lesões compensatórias.

O tratamento pode começar com mobilização de calcâneo, mobilização ativa de tornozelo, exercícios de fortalecimento da musculatura flexora, extensora, inversora e eversora de tornozelo e treino do gesto esportivo.

Orientação quanto ao movimento correto, tipo de calçado usado, alongamentos da panturrilha e tendão, dever ser repassado ao paciente.

Já visitou a área de Fisioterapia na Ortopedia hoje?

E a área de Fisioterapia Desportiva?

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.