Fisioterapia na tendinite de aquiles em atletas





A tendinite no calcâneo é a inflamação  do tendão de Aquiles ou , mais comumente, do seu paratendão. Pode acontecer a qualquer pessoa, sendo mais comum em atletas de fim de semana de meia idade. Entre atletas profissionais, a maioria dos casos parece ocorrer em esportes  como corrida de longa distância,  futebol, tênis, basquete e ciclismo.  

http://triggerpoint.tptherapy.com.au/wp-content/uploads/2009/04/lowerleg-back.jpg

O indivíduo geralmente se queixa de uma dor na região posterior do tornozelo, que piora com o início da atividade, melhora com o decorrer da mesma, e piora após a parada do exercício. Com a evolução, a dor se torna constante e permanece mesmo em repouso.

Para fazer uma recuperação decente em um atleta com essa lesão, o aspecto mais desafiador da reabilitação é preparar o complexo músculotendíneo para suportar as forças repetitivas de até 10 vezes o peso corporal, sem traumatizar o tendão.  

Os objetivos principais com este paciente são:

Mobilização Articular

Treino Proprioceptivo

Manutenção da força muscular

Treino correto do gesto esportivo.


No estágio subagudo, deve ser aplicada tensão ao tendão de Aquiles para estimular a produção de colágeno e para direcionar apropriadamente as fibras ao longo das linhas de estresse.  Alongamentos com bandagens estabilizando a região se fazem necessárias.  As bandagens funcionais, ferramenta essencial na reabilitação, promovem uma rápida recuperação e evita a perda da função do atleta, pois promove um retorno precoce a atividade ou competição esportiva dentro de uma amplitude cuidadosa, com a área lesada protegidas por eventual lesões futuras e lesões compensatórias.

O tratamento pode começar com mobilização de calcâneo, mobilização ativa de tornozelo, exercícios de fortalecimento da musculatura flexora, extensora, inversora e eversora de tornozelo e treino do gesto esportivo.

Orientação quanto ao movimento correto, tipo de calçado usado, alongamentos da panturrilha e tendão, dever ser repassado ao paciente.

Já visitou a área de Fisioterapia na Ortopedia hoje?

E a área de Fisioterapia Desportiva?


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.