Watsu: alivia a dor e melhora a qualidade do sono







http://www.fluidbreath.com/images/watsu07.jpg

O que é Watsu?

É uma técnica de massagem ou relaxamento que não é necessariamente destinada a pacientes, ou seja, qualquer pessoa pode receber uma sessão de Watsu.

Como surgiu?

A técnica foi criada em 1980, por Harold Dull, quando este começou a fazer com que pessoas flutuassem em uma piscina morna, aplicando os alongamentos e os movimentos do zen shiatsu que ele havia estudado em solo, no Japão.

Qual é a relação entre o Watsu e o Shiatsu?

O Watsu foi criado a partir de movimentos aplicados pela técnica do Shiatsu. Tanto uma quanto a outra técnica utilizam termos e conceitos da filosofia oriental e abrangem uma relação mente—corpo que nem sempre é aceita na medicina ocidental. Cada sessão é uma meditação.

Como ela funciona?

O paciente permanece completamente passivo e muitas vezes experimenta um relaxamento profundo a partir da sustentação pela água e o contínuo movimento rítmico feito pelo terapeuta. O terapeuta estabiliza ou move um segmento do corpo através da água, resultando no alongamento de outro segmento em razão do efeito de arrasto da água. A temperatura da água deve estar de 34º a 35º, deve-se ter um som ambiente com músicas relaxantes e o ambiente deve estar com pouca iluminação.

Quem pode receber o Watsu?

Qualquer pessoa que não esteja com feridas abertas ou quadros agudos de infecção. O Watsu é uma técnica que não apresenta nenhuma contraindicação absoluta.

Qual a diferença do Watsu para as outras técnicas hidroterápicas?

A hidroterapia é um recurso utilizado pelos profissionais da fisioterapia, que utiliza a piscina aquecida para a realização de exercícios com fins terapêuticos (tratamento). O fisioterapeuta pode associar os exercícios terapêuticos a técnicas como Bad Hagaz, Halliwick, Pilates na água ou o Watsu para um melhor tratamento de determinado paciente. O Watsu se diferencia das outras técnicas por ser a única técnica em que a pessoa que está recebendo não participa ativamente do tratamento, ou seja, ela é conduzida pelo terapeuta. Isso leva a um relaxamento profundo e o cliente pode chegar até a dormir durante uma sessão.

Que benefícios o Watsu pode trazer?

Os maiores benefícios são o relaxamento e o alongamento muscular e como consequência o paciente irá sentir alívio da dor e ter uma melhor qualidade de sono.

Fonte

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.