Watsu: alivia a dor e melhora a qualidade do sono





http://www.fluidbreath.com/images/watsu07.jpg

O que é Watsu?

É uma técnica de massagem ou relaxamento que não é necessariamente destinada a pacientes, ou seja, qualquer pessoa pode receber uma sessão de Watsu.

Como surgiu?

A técnica foi criada em 1980, por Harold Dull, quando este começou a fazer com que pessoas flutuassem em uma piscina morna, aplicando os alongamentos e os movimentos do zen shiatsu que ele havia estudado em solo, no Japão.

Qual é a relação entre o Watsu e o Shiatsu?

O Watsu foi criado a partir de movimentos aplicados pela técnica do Shiatsu. Tanto uma quanto a outra técnica utilizam termos e conceitos da filosofia oriental e abrangem uma relação mente—corpo que nem sempre é aceita na medicina ocidental. Cada sessão é uma meditação.

Como ela funciona?

O paciente permanece completamente passivo e muitas vezes experimenta um relaxamento profundo a partir da sustentação pela água e o contínuo movimento rítmico feito pelo terapeuta. O terapeuta estabiliza ou move um segmento do corpo através da água, resultando no alongamento de outro segmento em razão do efeito de arrasto da água. A temperatura da água deve estar de 34º a 35º, deve-se ter um som ambiente com músicas relaxantes e o ambiente deve estar com pouca iluminação.

Quem pode receber o Watsu?

Qualquer pessoa que não esteja com feridas abertas ou quadros agudos de infecção. O Watsu é uma técnica que não apresenta nenhuma contraindicação absoluta.

Qual a diferença do Watsu para as outras técnicas hidroterápicas?

A hidroterapia é um recurso utilizado pelos profissionais da fisioterapia, que utiliza a piscina aquecida para a realização de exercícios com fins terapêuticos (tratamento). O fisioterapeuta pode associar os exercícios terapêuticos a técnicas como Bad Hagaz, Halliwick, Pilates na água ou o Watsu para um melhor tratamento de determinado paciente. O Watsu se diferencia das outras técnicas por ser a única técnica em que a pessoa que está recebendo não participa ativamente do tratamento, ou seja, ela é conduzida pelo terapeuta. Isso leva a um relaxamento profundo e o cliente pode chegar até a dormir durante uma sessão.

Que benefícios o Watsu pode trazer?

Os maiores benefícios são o relaxamento e o alongamento muscular e como consequência o paciente irá sentir alívio da dor e ter uma melhor qualidade de sono.

Fonte


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.