Praticar pilates é bom até para o sexo






A  prática do pilates,  sem ajuda profissional, pode ocasionar lesões na coluna

 
O pilates, exercícios físicos  criados  para fortalecer e tonificar os músculos, melhorar a postura  e promover relaxamento, também são  um grande aliado para  melhorar a vida sexual.
Isso porque as atividades físicas, desenvolvidas por Joseph Pilates na década de 20 na Alemanha, trabalham a área do corpo chamada power house (centro de força),  formada pelos glúteos,  abdome e períneo.

"Todas as atividades que liberem endorfinas, aumentem a auto estima e deixem o corpo mais bonito apresentam benefícios para o sexo. Mas o diferencial do Pilates  é o trabalho de ativação dos músculos do assoalho pélvico que melhora o desempenho sexual e evita incontinência urinária", afirma  Flávia Drummond, fisioterapeuta da Cia. Atlética.

Prazer 

Especialmente para as mulheres,  os exercícios ajudam a   amenizar os sintomas da variação hormonal como  a TPM, as enxaquecas e retenção de líquidos.

"O pilates ainda  combate   a flacidez da vagina, consequência natural de um pós-parto e do avanço da idade. Com a área pélvica contraída pelos exercícios ela fica enrijecida, aumentando significativamente o prazer sexual  da mulher e do homem", comenta Rhanda Amim Silveira, fisioterapeuta da clínica Physiovida, pioneira no pilates em Manaus, desde 2004. 

Benefícios para os homens

 Mas o pilates não traz apenas benefícios para as mulheres. Os studios de Manaus têm visto aumentar o número de homens praticando os exercícios.

"A maioria são ex-pacientes que trataram a coluna e querem continuar relaxando e melhorando a postura. Outros querem sair do agito das academias e ter um algo mais personalizado", comenta  a fisioterapeuta Adriane Monteiro, da Personal Fitnes Club.

O wakeboarder Jorge Challub (blusa azul) pratica pilates há  seis anos. "Sentia fortes dores na coluna  por conta da prática excessiva de esportes. Chegava a chorar. Tratei a coluna e agora faço pilates como forma de manter a qualidade de vida  e de conhecer melhor o meu corpo", diz o wakeboarder.

 Os exercícios mais avançados de pilates também dão mais flexibilidade, equilíbrio, coordenação, resistência, velocidade e agilidade.

Alerta e crianças

A fisioterapeuta Gisele Monteiro recomenda o pilates para crianças a partir de quatro  anos.  "Os exercícios serão feitos de forma mais lúdica com brincadeiras atraentes e fazendo com que a criança goste do método. É uma boa forma de exercitar sem agredir a musculatura da criança que ainda esta em desenvolvimento", diz Gisele.

A fisioterapeuta Eliane Lima alerta para o perigo de praticar  pilates em casa. "Não é recomendável pois, sem ajuda profissional, você poderá  fazer movimentos e respirar errado de maneira equivocada o que pode ocasionar lesões", alerta a médica.

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping