Dor nos joelhos pode ser lesão no menisco




http://lh3.ggpht.com/_gTbLpUyJQzg/SUZKJBKEPCI/AAAAAAAABck/-0hJ2mNRdQU/meniscal2_thumb%5B2%5D.jpg


Sentir dor nos joelhos não é normal, principalmente se o sintoma afeta a rotina. Se esse é um problema que lhe incomoda deve ser avaliado pelo seu médico. Uma das causas da tensão no local pode ser lesão nos meniscos.

Eles são duas estruturas que ficam dentro do joelho (sanduíche do joelho), localizadas entre a tíbia e o fêmur. O menisco tem uma superfície lisa com grande capacidade de adaptar-se à compressão, deformando-se e retornando à sua forma original.

As principais funções dos meniscos são:
-absorver impacto
-contribuir para estabilidade articular
-auxiliar na lubrificação
-proteção da cartilagem
-melhorar a congurência

O mecanismo de lesão mais comum se dá através de trauma indireto, entorse do joelho (sem contato direto), ou por traumatismo direto.

O menisco também pode sofrer, ao longo do tempo (sobrecarga, instabilidades não tratadas, artrose), um processo degenerativo (desgaste) e romper-se sem causa aparente.

Os principais sintomas são: dor do joelho, edema, sensação de falseio, dificuldades para apoiar o pé no chão, limitação para flexo-extensão e, nas lesões mais extensas (tipo "alça de balde"), bloqueio da articulação. 

O diagnóstico se dá através da história, relatada pelo paciente, exame físico, com testes e manobras especiais e específicas.

Além disso, exames complementares devem ser solicitados, caso a caso, iniciando-se pela radiografia simples, e complementar com a ressonância magnética que confirmará ou não a lesão meniscal e identificar o tipo de dono, tamanho e a presença de outros prejuízos associados.

O tratamento na fase aguda:
-gelo
-analgésico e antiinflamatórios
-muletas se necessário
-fisioterapia

Nos casos não responsivos ao tratamento clínico, ou no caso de lesões extensas e complexas, indica-se o tratamento cirúrgico artroscópico, removendo parte do menisco ou suturando a lesão, dependendo do local acometido e da extensão da mesma.

Fonte: Minha Vida - MSN



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.