O porque da avaliação postural





Para que se tenha saúde ,um bom desempenho músculo-articular e ainda uma melhor eficiência nos exercícios, é necessário que o indivíduo tenha um bom equilíbrio postural. Mas o que seria uma postura correta? É aquela em que um indivíduo, em posição ortostática, exige pequeno esforço da musculatura e dos ligamentos para se manter nessa posição. Encontrando , assim, o melhor equilíbrio estático.

É através da avaliação postural, é que se pode determinar e registrar, se possível, através de fotografias, os desvios posturais ou atitudes posturais erradas dos indivíduos. Em seguida, tais erros de postura podem ser tratados pelo fisioterapeuta ou orientados pelo mesmo, junto aos Profs. de Educação Física em sala de musculação ou piscina.

Para que o corpo se mantenha em perfeito equilíbrio, foi imaginada uma linha de gravidade, que atravessa o centro do corpo e que, projetada lateral e posteriormente, passa por vários pontos anatômicos :

Vista Lateral

Parte do trago , por diante dos côndilos occipitais;

Tangência a coluna cervical pela frente;

Passa pelo acrômio;

Passa pela frente da região dorsal;

Cruza a coluna lombar na altura de L2;

Passa por detraz das últimas vértebras lombares;

Passa por detraz da cavidade cotilóide;

Acompanha o eixo do fêmur;

Passa pela frente do joelho;

Passa pela frente da tíbia;

Passa pela frente da articulação Tíbio- Társica;

Cái no cubóide.

 

 

 

 

 

 

 

Vista Posterior

Esta linha parte da base occipital, segue a linha espondiléa, onde todos os processos espinhosos das vértebras pertencem a ela, passa pela linha interglútea e termina no intervalo dos calcâneos.
fonte: Musculação na Academia - Carlos E.C.Rodrigues

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.