Sua coluna de bem com o carnaval




Carnaval é época de festa, de folia. Todo mundo quer pular e participar da festa. Na avenida, nos bailes, o que vale é a diversão. O problema é que, depois de tanta brincadeira, vem aquela terrível dor nas costas, que é capaz de acabar com a alegria de qualquer um. Segundo o quiropraxista Jason Gilbert, entre janeiro e fevereiro, os problemas de coluna chegam a aumentar 30%. "Nesta época, costumamos sobrecarregar nossa coluna mais do que nos outros períodos do ano", afirma.

Apesar disso, com alguns cuidados, é possível aproveitar a festa sem dor. Uma das principais dicas é o alongamento. Com exercícios simples, os foliões podem aliviar e até mesmo ficar livres dos problemas com a coluna. "A recomendação é alongar a coluna lombar em flexão e extensão, pernas, panturrilhas e pescoço, por 20 segundos cada músculo", orienta Jason.

Cuidado com o salto alto

Indispensável para muitas mulheres, o salto alto pode gerar fortes dores na coluna durante a folia. "Cuidado com o salto alto, pois nessas horas, especialmente se a pessoa já tiver problemas de coluna, o uso aumentará ainda mais a dor e a carga sobre ela", alerta o especialista.

Entre os tipos de salto, o agulha é considerado o mais favorável às dores, pois joga todo o peso na ponta dos pés e nos dedos.

Quem não abre mão do salto alto no carnaval deve ficar longe deles nos dias que antecedem o período e alongar a panturrilha antes da folia. Uma automassagem também ajuda a aliviar as dores.

Não ao álcool, sim à água

Durante o carnaval o consumo de bebidas alcoólicas é ainda maior. O álcool é um relaxante muscular, ou seja, quando consumido, permite que os músculos tensos se soltm. "Há também a desidratação dos músculos, por isso a fadiga acontece mais rapidamente e sobrecarrega a coluna", explica o quiropraxista.

O relaxamento resultante nos músculos permite que a gravidade atue com mais força sobre nossa coluna, especialmente a coluna lombar e o dorsal (os ombros vão para frente).

O ideal é beber bastante água para hidratar e para os músculos funcionarem corretamente.

"Pós-folia"

Depois de tanta diversão na avenida, os foliões pensam apenas em descansar. Mas quem deseja ficar livre das dores na coluna deve evitar sentar ou mesmo deitar após a folia. "Recomenda-se caminhar pelo menos 30 minutos após o desfile, tomar bastante água para hidratar, não tomar álcool e fazer alongamentos", informa Jason.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.