Postura para correção da cadeia inspiratória






28032012100635treinando postura.jpg

Postura para correção

Phillipe Souchard lembra que o homem, na tentativa de manter-se ereto, submete os músculos da estática, que são responsáveis pela diminuição da flexibilidade do sistema locomotor humano, a um estado de tensão constante. Os músculos da dinâmica, após a contração inicial, retornam completamente a um estado de relaxamento, sendo responsáveis pelos movimentos de grande amplitude.

Souchard relata ainda o importante papel desempenhado pela respiração na manutenção da postura, levando em consideração que os músculos responsáveis pela inspiração são os considerados da estática, pois desempenham função na manutenção do tórax, e que os músculos abdominais, os quais tracionam o tórax para baixo, exercem um papel dinâmico.

Complementando, Souchard (1996) afirma que quando os indivíduos adotam posturas inadequadas, geralmente mantêm os músculos inspiratórios constantemente tensos. O não relaxamento da musculatura inspiratória acaba provocando o seu encurtamento, dificultando assim o movimento de descida do tórax. Consequentemente, a expiração torna-se insuficiente limitando a ventilação pulmonar. É essencial em qualquer atividade física enfatizar a realização adequada do movimento expiratório, para favorecer o relaxamento da musculatura inspiratória.

Pelos princípios da Reeducação Postural Global (RPG) toda correção da lordose lombodorsal fraciona os pilares do diafragma, bloqueia o centro frênico em inspiração, o que eleva as últimas seis costelas.

Constata-se que toda manobra de correção da nuca, dos ombros ou da lombar traciona a cadeia inspiratória.

Por isso, será necessário, em todas as posturas que se seguem, fazer o indivíduo suspirar livremente a cada instante, se realmente quisermos alongar esta sequência muscular. Conforme o nível do bloqueio do tórax, o terapeuta intervém manual, qualitativa e progressivamente para corrigir em particular tal região.

Em caso de bloqueio torácico alto, o indivíduo deve suspirar enchendo a barriga. Se o bloqueio for inferior, deve suspirar entrando a barriga.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.