Como tratar os diversos tipos de cicatrizes




Cicatriz hipertrófica e queloide: entenda a diferença!

As cicatrizes costumam apresentar variadas formas, tamanhos e profundidades. Podem surgir a partir de espinhas, cirurgias ou acidentes. Isso porque quando há qualquer tipo de trauma na pele, ela precisa se curar, e então começa o processo de cicatrização - que pode acabar deixando marcas maiores ou menores, dependendo da causa e local do trauma. Quando acontece a cicatrização, cada pele e local podem ficar diferentes, alguns sendo mais bonitos esteticamente e outros até comprometendo a movimentação do local afetado.

As marcas superficiais podem ser amenizadas em até 90% com dermoabrasão e peeling químico ou a laser. Porém, quando a cicatriz é profunda, na forma de furinhos, os tratamentos chegam a amenizá-las em apenas 60%. Nesse caso, duas ou mais técnicas são combinadas. Depois de uma intervenção cirúrgica para resolver a depressão, podem usadas técnicas de preenchimento ou de lixamento para igualar a superfície da pele

Cicatriz provocada por ferimentos
Peeling de ATA suaviza as manchas acastanhadas e disformes. Se há alteração no relevo cutâneo, são recomendados preenchimento com gordura, ácido hialurônico ou colágeno. O efeito é temporário: dura de oito meses a um ano e meio. Já no caso de fibrose - formação excessiva de fibras, deixando a pele endurecida e esbranquiçada - pouco se pode fazer.

Cicatriz provocada por cortes cirúrgicos
Marcas escuras são suavizadas com a aplicação de ácido retinóico e clareadores. O uso continuado é capaz de igualar a tonalidade da pele. As manchas esbranquiçadas são difíceis de serem amenizadas. A tatuagem tem sido usada para disfarçá-las. Mas ainda é uma técnica pouco desenvolvida e só deve ser feita por um médico.

Cicatriz provocada por queimadura
Em casos graves, somente a cirurgia plástica pode amenizar o problema, em até 70%. Nesse caso é feito o enxerto que, aos poucos, devolve a elasticidade da pele, alterada pela destruição dos tecidos. O número de intervenções depende da extensão da cicatriz. As manchas claras podem ser amenizadas com aplicação de ácido retinóico para uniformizar o tom da pele. Já as manchas mais escuras, podem ser suavizadas com o uso de hidroquinona (clareadores); e no caso de quelóides, com infiltração de corticóides.

E os tratamentos que temos para utilizar em cicatrizes?

Cremes

O uso dos cremes para o tratamento das cicatrizes estão ligados a hidratação da pele ou para objetivos específicos dentro de outro tratamento - como os que contém ácidos para o clareamento da marca. Dependendo do tipo de cicatriz, podem ser indicados cremes à base de ácidos como o glicólico, retinoico e salicílico. Também, em alguns casos depois de uma cirurgia pode ser recomendado fazer massagens com cremes à base de corticoide. Então, o mais importante é seguir a recomendação do médico responsável pelo seu quadro.

Microagulhamento

Microagulhamento é um tipo de tratamento feito no consultório do dermatologista que costuma acarretar em alguma melhora para todos os tipos de cicatrizes. Contudo as lesões mais superficiais e recentes têm uma resposta melhor que as mais antigas e maiores. Nele fazemos microperfurações na pele, o que faz com que na hora de cicatrizar haja uma melhora na qualidade do colágeno ali. Quando a cicatriz é mais recente é possível fazer esse remodelamento do colágeno com mais facilidade. No entanto,  ele é contraindicado para pessoas que têm predisposição a desenvolver queloides, que apresentam vitiligo ou alguma lesão inflamada próxima ao local, pois há o risco de piora nesta cicatriz.

Peeling mecânico

O peeling mecânico é aquele que não utiliza nenhuma substância química que provoque descamação da pele. Ele é realizado com auxílio de alguns aparelhos específicos, como laser ou nitrogênio líquido, que costumam provocar um leve lixamento na pele. Um exemplo é o peeling de cristal. Ele é mais indicado para aquela cicatriz um pouquinho mais elevada, porque ele faz um lixamento da pele, melhorando o seu aspecto, mas não vai ter aquele remodelamento de colágeno para as camadas mais profundas.


Peeling químico

O peeling químico só funciona para as cicatrizes muito recentes, quando a pele ainda consegue ter uma ação de remodelamento do colágeno, mas a sua ação não é profunda. De maneira geral, o peeling químico é mais usado para melhorar a coloração das cicatrizes muito escuras - que podem ser extensas ou não. Ele também pode ser usado para outras finalidades com relação ao colágeno, se for um peeling químico profundo como o peeling de fenol usado de maneira bem localizada - por exemplo, uma cicatriz de acne bem pequena ou para o rejuvenescimento facial. O tempo mínimo de uma cicatriz para que seja possível realizar este procedimento - assim como o microagulhamento e o peeling mecânico - é 30 dias.





Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.