Saiba tudo sobre a mão reumatóide






DEFINIÇÃO

A artrite reumatóide é uma doença que pode afetar quase todos os órgãos do nosso corpo. Freqüentemente ataca os tecidos, chamados sinoviais, que circundam as articulações e os tendões. Este tecido torna-se inchado, invade as articulações destruindo cartilagem e até o osso. A causa exata da artrite reumatóide não é conhecida. Ela afeta aproximadamente 1% da população, sendo mais comum em mulheres.

 

SINAIS E SINTOMAS

Nos estágios iniciais da doença, os problemas mais comuns são os articulares. Cansaço, desânimo, ou até um sentimento de que algo não está bem, freqüentemente acontece antes do início de dor e inchaços (edema) nas articulações. A rigidez nas mãos ao acordar é um sintoma comum. Com a progressão da doença, pode aparecer inchaço em diferentes articulações das mãos, punhos, cotovelos, ombros, quadris, joelhos e pés. O edema articular geralmente ocorre na mesma articulação em ambos lados do corpo, é então chamado de edema simétrico. A evolução da doença ocasiona dor nas articulações e deformidade. Ocasionalmente, a doença pode afetar outros órgãos do corpo, como o coração, olhos e pulmões.

Geralmente, o sintoma inicial e mais comum é o inchaço das articulações da mão. Este inchaço freqüentemente ocorre no punho e nas articulações metacarpo-falângicas localizadas no centro da mão (fig. 1).

 

Figura 1: articulações da mão mais acometidas pela artrite reumatóide.

O tecido sinovial edemaciado pode invadir e destruir os ligamentos, que são as estruturas que estabilizam as articulações, e também causar danos às cartilagens e ao osso, resultando nas deformidades características da mão reumatóide. O punho desvia-se para o lado lateral (do polegar), e os dedos desviam-se para o lado oposto. (fig. 2)

Fig. 2- deformidade típica da Artrite reumatóide.

O tecido sinovial doente pode também invadir os tendões, causando dor, engatilhamento (dedo em gatilho) ou bloqueio do movimento, e finalmente pode ocasionar a ruptura do tendão flexor ou extensor. Quando ocorre a ruptura do tendão o paciente perde a habilidade de dobrar ou esticar o dedo acometido. O tecido sinovial inchado pode comprimir o nervo mediano dentro do canal do carpo, causando a Síndrome do Túnel do Carpo que se revela através de formigamento e adormecimento dos dedos.

 

TRATAMENTO

A artrite reumatóide é tratada pelo médico especialista chamado de Reumatologista. O tratamento baseia-se no estágio da doença e nas condições clínicas do paciente. É utilizado, além dos antiinflamatórios, a cortisona e outras medicações que podem ser prescritas pelo médico Reumatologista.

No estágio inicial da doença chamado de proliferativo, as alterações já ocorridas são reversíveis e o manejo é de suporte:

  • controlar a dor 
  • prescrição de fisioterapia especializada para proteger as articulações e tendões enquanto mantém a mobilidade e a força
  • utilização de "splints" ou talas removíveis especialmente confeccionadas para prevenir a progressão das deformidades e também proporcionar alívio da dor.

Se o inchaço sinovial e articular persistir, apesar do uso da medicação, a membrana sinovial pode ser removida dos tendões (fig. 2) e das articulações através de procedimento cirúrgico chamado sinovectomia. Este procedimento pode ser associado a outros, como a liberação do túnel do carpo.

Fig.2: Exemplo de sinovite persistente dos tendões extensores dos dedos ao nível do punho. Cirurgia de remoção da membrana sinovial doente.

O estágio mais avançado chamado de destrutivo, deve ser mantido o controle da dor e do edema articular, bem como o uso dos "splints". Os procedimentos cirúrgicos nesta fase incluem as reconstruções dos tendões, realinhamento das articulações e também o uso de próteses de silicone para reconstrução articular (fig 2).

Os procedimentos cirúrgicos na Mão Reumatóide podem ser utilizados com o objetivo de melhorar a função e a aparência da mão.

Fig. 2: Exemplo de próteses de silicone. Neste caso nas articulações metacarpo-falângicas.

 


Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping