10 dicas de relacionamento com pacientes/clientes







http://fisioterapia.com/public/files/fckeditor/image/paciente.jpg

Com a evolução do mercado de trabalho, cada profissional passou a ser uma 'empresa', mesmo que não estabeleça uma legalmente. A concorrência entre empresas não está somente no produto, mas sim na qualidade do atendimento que elas dão aos seus pacinetes/clientes. É preciso gerar valor, mostrar que a sua empresa está preocupada em sanar os problemas dos seus clientes com soluções, não com mercadorias.

Diante disso, focar na profissionalização e na competência da sua equipe em relacionar-se é a melhor maneira de trazer resultados mais efetivos para o seu negócio.

Vamos as dicas:

1 - Construa a identidade de uma empresa de verdade

A postura de não tratar o cliente como parte da empresa já está ultrapassada e quem ainda não percebeu que é preciso mostrar que a sua empresa é feita por pessoas e para pessoas, está fadado ao fracasso.

Portanto, mostre-se, diga quem a sua empresa é, quais pessoas trabalham nela, porquê ela existe e quais seus objetivos a longo prazo. Uma ótima maneira de mostrar a identidade do negócio é através do site corporativo, dos vídeos e das redes sociais.

É muito importante ter bem definido sua missão, valores e visão, pois é quem norteia e dá direção a todos seus clientes, atraindo também aqueles que não conhecem a marca.

2 - Tenha uma equipe sempre disponível

Uma equipe de uma empresa que não está disponível para atender ao cliente na hora que ele precisa corre sérios riscos, afinal a concorrência está lá.

Deixe os contatos no seu site, blog, redes sociais, vídeos, enfim, alardeie para o mundo como as pessoas podem entrar em contato com você.  Disponibilize vários canais de comunicação e treine sua equipe para o atendimento em cada um deles.  Ter sua equipe sempre disponível é compreender que o diálogo entre sua empresa e o cliente é a melhor forma de se investir em credibilidade.

3 - Mostre os diferenciais

Ofertar aquilo que o seu concorrente não tem ou não pode ofertar é o segredo para obter uma maior fatia de mercado e permanecer por lá por muito tempo. Não esqueça de comunicar esses diferenciais, mas sem comprometer a sua ética falando da concorrência, combinado?

4 - Compartilhe conhecimento

Quanto mais valor você gerar para o seu cliente, mais sólido se tornará o relacionamento entre vocês. Compartilhe o que você sabe sobre cada tratamento ou serviço.

Uma ótima forma de gerar valor para o seu cliente é possuir um blog, pois ele é um meio de comunicação direto com seu cliente, além de proporcionar um feedback muito rápido e fácil, através dos comentários e compartilhamento de conteúdo.

5 - Crie comunidades

Grandes empresas já compreenderam a importância de criar comunidades de clientes. Um auxilia o outro tirando dúvidas, ensinando e compartilhando experiências, tudo mediado pela marca.  Além de trazer benefícios para a comunidade, como rapidez no atendimento, a empresa monitora o que está sendo falado a respeito da sua marca e seus produtos em sua própria plataforma.

6 - Agregue valor

Clientes especiais esperam ser recompensados pela fidelidade a uma marca. Agregue valor para essas pessoas com presentes exclusivos, como um bônus, um serviço gratuito.

7 - Não se comunique como um robô

Lembra que falamos no início sobre a distância entre as marcas e seus clientes? Pois bem, quebre barreiras de relacionamento comunicando-se como um ser humano.

É o que as pessoas esperam. Dê vida ao seu atendimento, chame seu cliente pelo nome, diga-lhe como ele é importante para o seu negócio.  Sua empresa precisa se comprometer em ajudar o seus clientes, conhecer seus hábitos e, assim, iniciar uma conversa.

8 - Interaja!

Ter uma página estática na internet não serve de nada para manter o relacionamento com seus clientes.  Crie interações, chats, fóruns, deixe espaço para comentários, esteja sempre disponível para tirar dúvidas, receber críticas e conversar com as pessoas que fazem do seu negócio o que ele é.

É fundamental planejar e gerenciar as interações com o cliente, mas muitas empresas ainda deixam que elas ocorram espontaneamente.

9 - Conheça seu paciente/cliente

Você só conseguirá consolidar um relacionamento com o seu cliente se de fato conhecê-lo, portanto, invista em pesquisas de mercado, pergunte diretamente ao cliente, lance enquetes e realize eventos para conhecer a fundo quem é o público da sua empresa.

10 - Ouça (fundamental para o seu negócio!)

Mais do que falar, é preciso ouvir. Empresas que ouvem seus clientes conseguem desenvolver soluções mais eficazes e satisfatórias, pois sabem qual a real necessidade do consumidor.

O melhor caminho para o sucesso no relacionamento entre empresa e cliente está ligado, em grande parte, a esta relação: escutar seu cliente.

E então, pronto para melhorar o relacionamento com os seus clientes?

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping