5 cuidados para evitar lesões no Pilates





Fisioterapia e Pilates: descubra a relação entre os dois - UNICEP

O pilates tem grande importância no tratamento e recuperação de lesões, pois os exercícios proporcionam movimentos fisiológicos (movimentos naturais do corpo humano) e o fortalecimento e alongamento muscularpra  geramos um equilíbrio na área da lesão. Assim, há uma melhora nas dores, nos movimentos compensatórios e restabelece os movimentos normais da articulação ou da parte lesionada, mantendo a musculatura das outras regiões íntegras, o que proporciona o retorno do atleta as suas atividades esportivas o mais rápido possível.

Porém, é preciso tomar alguns cuidados para que a prática traga benefícios e não maleficios.

1 - Sempre inicie as aulas com exercícios de amplitude máxima. Dessa forma é possível conseguir diminuir a pressão intra-articular e a sobrecarga articular aumentando consequentemente o espaço intra-articular e prevenindo lesão nas cartilagens.

2 - Faça apenas cinco repetições de cada padrão nas primeiras seis aulas, para diminuir o índice de fadiga muscular e com isso, diminui a probabilidade de ter lesões. Esse número de repetições é um número padrão para perceber se há fasciculações (tremores) musculares durante a aula. Caso o músculo não apresente fasciculação, pode ser um indício de ganho de resistência muscular e desta forma pode-se aumentar o número de repetições de forma segura.

3 - Sempre realize estabilizações estáticas ou dinâmicas da coluna vertebral em exercícios de grandes alavancas, mesmo que haja movimentos do tronco, como flexão e extensão da coluna. É necessário ativar o músculo transverso do abdômen e sempre que possível também ativar o glúteo máximo para estabilizar a coluna lombar a articulação sacro ilíaca respectivamente. Isso é essencial para realização dos exercícios de grandes alavancas, como por exemplo, o Tease mostrado nesta foto flexão de quadris e joelhos.

4 - Faça treinos com estímulos sinestésicos intensos nas quatro primeiras aulas. O estímulo sinestésico é feito pela palpação (toque) nos músculos que entram em contração máxima. Assim é gerado mais conexão mente-músculo, maior recrutamento neuromuscular, com isso menor índice de fadiga e lesão.

5 - Priorize os exercícios em carga cinética fechada ou semiaberta nas 8 aulas iniciais. Esses exercícios diminuem a sobrecarga articular e muscular, gerando uma distribuição de forças num maior número de articulações e grupos musculares. Dessa forma, há uma diminuição da fadiga, diminuindo o índice de lesão, principalmente em idosos.

Seguindo esses cinco itnes, é dificil haver lesões. Boa sorte.


Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais 
 


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.