Benefícios de exercícios com o Reformer no Pilates





6 exercícios com bosu para potencializar o seu treino - Fitness - Smart Fit  News

O Reformer é considerado um equipamento essencial para quem trabalha com o Método Pilates.  Talvez o mais famoso de todos os aparelhos de Pilates seja o Reformer. Com o seu sofisticado sistema de molas, correias e polias, mais de 100 exercícios podem ser realizados sobre este aparelho surpreendentemente versátil.

O Reformer oferece um trabalho tanto global como específico, melhorando a força, a flexibilidade, a mobilidade, a coordenação e o equilíbrio de quem está utilizando o aparelho.


Quando se fala em trabalhar a força no Reformer, o foco central e de apoio é a power house ou core. Isto porque, tendo abdominais fortes, menor são os desequilíbrios musculares, e consequentemente, costas mais fortes e equilibradas, glúteos e coxas tonificados.

A resistência, gerada pelas molas do Reformer, permite exercícios suaves de contração desenvolvendo seus músculos sem agressões. Com isso, permite  movimentação com grande amplitude e em vários planos de movimento. A resistência axial e de contração excêntrica promovida pelas molas ajuda na manutenção de ossos fortes e saudáveis.

Se por um lado as molas ajudam a trabalhar a resistência, por outro a  instabilidade gerada pela movimentação do carrinho promove desafios de estabilidade que ajudam no desenvolvimento da força muscular e um melhor equilíbrio. No reformer, quanto menor a intensidade das molas, mas difícil torna-se a realização do movimento por ser exigida muita estabilidade e equilíbrio corporal.

Confira alguns benefícios de exercícios de Pilates no Reformer:
  • Melhora a resistência e força muscular do praticante, já que as molas servem como resistência
  • Melhora a postura com a movimentação estática da musculatura da coluna
  • Melhora o equilibrio no movimento
  • Melhora e flexibilidade
  • Melhora a função respiratória, já que é preciso trabalhar respiração com movimentos
Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais
 


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.