O uso do Kabat na Geriatria




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4QJ-K6Oegr9jdg6o_bBW-_9el2HQhj3MDKw5RWM7Y0s1IVsVFR5lGAXHDTNV9esetUrEoQl-z0QSPCtXY-Le3mCsbvk3MSpD499Jaww4HTsS2C0O0gizDdfAUDA2lURtdNvnrFxIeM9uq/s640/idoso-23.jpg

Com o aumento da perspectiva de vida da população no Brasil, há um aumento do contingente de idosos.

O processo fisiológico do envelhecimento pode ser compreendido como um conjunto de alterações estruturais e funcionais desfavoráveis do organismo que se acumulam de forma progressiva, especificamente em função do avanço da idade. Dentre as alterações estruturais e funcionais que acompanham o processo de envelhecimento, pode-se destacar a redução da flexibilidade, força muscular dos membros inferiores e o déficit de equilíbrio dinâmico, os quais levam à redução da capacidade para realização das atividades do cotidiano e aumentam o risco de quedas na terceira idade, principalmente pela relação que apresentam com as modificações do padrão de marcha. Com isto, o número de indivíduos acima de 60 anos que sofrem fraturas devido a quedas é muito alto, sendo numerosos os estudos que analisam as quedas em idosos, tanto com relação à epidemiologia, à etiologia e fatores de risco, como em relação às consequências desses eventos e possíveis intervenções no sentido de evitá-los.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4bnHRnCcXUP6cmcp5pQb5_lMN8HxG91WBmwRm7wv_Pl1wGTFKSE0mXby0q5Ibjpc4Gu4P0Ea6BlYRzdFAn77tT1ItYc_60uo-8bVOHWb6WYbxL9WEPXEJisFZ8E6cVMZW-u6sQSyH/s320/AVC_.jpg

Uma das formas que tem de retardar os efeitos disso exposto acima é o exercício. Ele é essencial para manter a independência funcional em idosos, porque melhora a força muscular, a coordenação , o equilíbrio e reduz o risco de quedas e fraturas. Para cuidar disso, diversos métodos fisioterapêuticos têm sido utilizados para o condicionamento e reabilitação motora (10). Den­tre os métodos que se pode citar está a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) ou Método Kabat na qual os procedimentos básicos realizados para a facilitação fornecem ao terapeuta as ferramentas necessárias para ajudar seus pacientes a atingir uma função motora eficiente.

Este método foi desenvolvido por Kabat, no Instituto Kabat-Kaiser, entre 1946 e 1951 e tem como objetivo melhorar (facilitar) o desempenho do sis­tema neuromuscular pela estimulação de proprioceptores musculares e articulares, utilizando técnicas de irradiação de força muscular.

A FNP se baseia num trabalho de fortalecimento neuromuscular auto-induzido. Nesse processo as reações do mecanismo neuromuscular são melhoradas, através de estimulação dos proprioceptores.. A utilização de movimentos complexos é baseada nos princípios da estimulação máxima do aparelho neuromuscular com o auxílio adicional de movimentos diagonais e espirais associados à flexão, adução, abdução, rotação externa e interna. Os receptores musculares e articulares são elementos importantes na estimulação do sistema motor (13). O alongamento por FNP se caracteriza por envolver duas ou mais fases no qual há alternância de exercícios ativos e passivos, objetivando conseguir um grau de amplitude articular maior do que o habitual, à custa do relaxamento da estrutura contrátil muscular.

A FNP fornece auxílio no aumento da base de sustentação corporal, consequentemente melhorando a marcha através do aumento da fase de apoio e de balanço, gerando uma melhora no aprendizado motor, na coordenação e propriocepção, e garantindo assim um equilíbrio maior durante a marcha.

Por isso, a FNP é um ótimo recurso para se basear em exercícios terapêuticos que utilizam diversos mecanismos facilitadores com a finalidade de promover e/ou melhorar a contração muscular, a coordenação, o equilíbrio e o relaxamento muscular



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.