Pausas ajudam a prevenir tendinite e bursite




http://2.bp.blogspot.com/-5qhbZbiq0qw/VVoy_C_u5bI/AAAAAAAADyA/1AShCzJPWkA/s1600/tendinite.jpg

Pequenos hábitos do dia a dia como torcer um pano, levantar objetos, digitar ou até mesmo usar o celular podem causar bursite e tendinite.  Para evitar esses problemas, é importante movimentar-se da maneira correta e saudável.

É preciso cuidado também ao realizar movimentos repetitivos. Eles exigem pausas prolongadas, ou seja, é importante parar a cada hora e realizá-los da maneira correta. Para prevenir, é importante também beber muito líquido, o que ajuda a preservar as articulações. Aquecer os músculos e fortalecê-los com exercícios físicos também ajuda na prevenção.

A bursite é uma inflamação nas bursas, "bolsinhas" que protegem não só as extremidades ósseas dos ombros, mas também de outras partes do corpo como os cotovelos, joelhos e quadris.

Ao sobrecarregar o ombro com peso, pode inflamar a articulação, o que pode causar tanto bursite como a tendinite, que é uma inflamação nos tendões, que são as estruturas que ligam os músculos aos ossos.

As dores das duas inflamações são parecidas e uma pode causar a outra. Mas é importante saber que ambas podem ser evitas, têm tratamento e têm cura.

Traumas, como dormir em um colchão duro, também podem causar problemas. Outros fatores como carregar bolsas e sacolas da maneira errada também oferecem riscos.

Se for impossível evitar carregar muito peso, o ideal é optar por sacolas com as alças mais largas, para distribuírem bem o peso e diminuir a força nas estruturas ósseas. É recomendável também não carregar tudo nas mãos e distribuir o peso pelos braços. 

No caso das mochilas, o correto é usar as duas alças, de preferência alcochoadas, e não apoiá-la em um só ombro para não provocar problemas de postura.

Outro problema é o uso do celular. O ideal é usar as duas mãos para digitar e não exagerar na repetição dos movimentos. Para falar ao celular, o certo é sempre segurar com uma mão e revezar os braços para evitar a fadiga. Não é ideal segurar o telefone com o ombro porque isso pode causar dores.

Vale lembrar que a bursite e a tendinite são mais freqüentes nas mulheres de meia idade e em pessoas que repetem sempre os mesmos movimentos.

Para prevenir e evitar o aumento da dor, compressas de água fria são mais efetivas para inflamações de tendão, mas as quentes também ajudam.

Ao contrário do que a maioria pensa, a massagem não ajuda e pode até piorar a inflamação. Uma das formas de tratamento é imobilizar a região. Caso a pessoa sinta dor nas arti


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.