O alongamento e a capacidade muscular




http://mobilitafisioterapia.com/wp-content/uploads/2014/02/foto-07.jpg

O alongamento é o termo usado para descrever os exercícios físicos que aumentam o comprimento das estruturas constituídas de tecidos moles e, consequentemente, a flexibilidade.

Quando um músculo está encurtado ele apresenta um desalinhamento das fibras musculares e isso impede que ele tenha uma boa contração.  Um músculo encurtado tenha uma capacidade de contração muscular capaz de gerar 60% de sua capacidade de força muscular

A força desenvolvida por um músculo é maior no seu comprimento de repouso, já que esta posição permite a ativação de todas as possíveis pontes cruzadas entre actina e miosina . À medida que o músculo se encurta ocorre diminuição das ligações entre as proteínas contráteis porque ocorre sobreposição dos filamentos, com diminuição da tensão que pode ser desenvolvida. De forma semelhante, se o músculo for alongado além do seu comprimento de repouso, o número de pontes cruzadas também diminui, visto que a sobreposição dos filamentos se reduz drasticamente.

Quando o comprimento do sarcômero em toda a extensão da fibra muscular torna-se muito pequeno em relação ao comprimento ótimo, a capacidade de gerar tensão máxima diminui consideravelmente, gerando a condição denominada de encurtamento muscular. Em resumo, a força gerada pela contração muscular depende da quantidade de pontes cruzadas entre os filamentos de actina e miosina no interior dos sarcômeros.

Quando um músculo está alinhando e alongado pode aumentar essa capacidade para até 80% da sua capacidade de gerar contração e força muscular.

Por causa disso, muitas pessoas erroneamente alegam que o alongamento ajuda no ganho de força, na verdade o alongamento quando bem feito alinha os músculos e com isso ele pode trabalhar próximo da sua capacidade máxima de contração gerando níveis de potência e explosão muscular.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.