A isometria em problemas articulares




https://grupolight.files.wordpress.com/2012/08/exercicio-3.jpg

As dores nas articulações podem tornar o treino muito menos prazeroso e muitas vezes impraticável. O
s exercícios isométricos são uma maneira alternativa de fortalecer os músculos e proteger as juntas corporais , quando os exercícios tradicionais se tornam muito difíceis de serem feitos.

Os exercícios isométricos são realizados sem movimento articular visível, a resistência varia para igualar a força aplicada.
Esse tipo de exercício consiste em forçar os músculos sem provocar um movimento ou mudança de ângulo nas articulações mais afetadas pela artrite reumatoide. Eles podem ser feitos com várias intensidades, que é estabelecida de acordo com as limitações e necessidades de cada pessoa.

É importante exercitar-se para manter as articulações saudáveis. Quando o corpo está ativo, as articulações ficam mais flexíveis e tem suas funções motoras preservadas, mesmo com a artrite. Além disso, músculos mais fortes evitam que as juntas se deformem.   Mas, ao contrário do que muitos pensam, não é tão simples ignorar a dor e entrar em uma rotina saudável. Isso, na maioria das vezes, é até desaconselhado. Manter uma região inflamada em constante movimento ou contato, impede que o organismo consiga se recuperar. Fazer exercícios que forçam as articulações durante um processo inflamatório é o mesmo que ficar tirando a casquinha de um machucado. A lesão nunca irá cicatrizar e o desconforto só irá piorar.

Um exercício bastante simples, que pode ser feito em casa, se encaixa nessa categoria. Como a artrite na mão e nos dedos é bastante comum em mulheres, fortalecer os músculos dessa área previne contra dores e até a perda gradual dos movimentos dos dedos. Amarrar os dedos das mãos com um elástico de escritório comum, e fazer força para tentar forçá-lo para fora, trabalha os músculos das mãos e protege as articulações. 


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.