O uso do Bosu no Pilates




 13 exercícios no Bosu para tornar sua aula mais dinâmica e desafiadora

Os exercícios de Pilates fazem tão bem à saúde que são indicados por médicos para diversos tipos de tratamentos, como lesões físicas (tratamento junto à fisioterapia), fadiga,  problemas na coluna (dor), depressão, e até às pessoas que já tiveram câncer.

O Pilates também proporciona melhora da postura através do fortalecimento muscular, melhora do alongamento e flexibilidade além de flexibilidade, elasticidade e mobilidade.

O Pilates tem o objetivo fortalecer os músculos, equilibrando o corpo e a mente.

Um dos equipamentos que é bem utilizado no Pilates é o bosu. O bosu é um acessório complementar utilizado no Pilates para variar as aulas, e através do desafio de estabilidade, redimensionar o repertório de exercícios.

É um equipamento versátil que auxilia no treinamento consoante o alinhamento do eixo de gravidade, melhorando a consciência corporal, a coordenação motora, o equilíbrio, a eficiência neuromuscular através da ação coordenada da musculatura agonista, antagonista, estabilizadores e neutralizadores.

Essa "instabilidade" faz com que a musculatura profunda seja trabalhada, tonificando o corpo de uma forma mais completa. Além disso, o grande esforço muscular propiciado no uso desse acessório resulta em melhor coordenação, melhora do equilíbrio global e do desempenho neuro muscular, melhor desenvolvimento na função esportiva, nas condições de postura e nos processos de reabilitação física.

Além de poder ter o bem-estar físico e mental garantido, o BOSU proporciona:

  •  A melhora da postura e da coordenação motora;
  • O trabalho intenso da parte neuromuscular para desenvolver movimentos mais precisos;
  • O auxílio para um melhor desempenho do sistema cardiorrespiratório e dos outros órgãos relacionados;
  • O desenvolvimento da consciência e da auto-observação, focando a atenção no posicionamento e no alinhamento do corpo;
  • O fortalecimento das articulações e demais mecanismos vitais, proporcionando também a prevenção de lesões ocasionais e o envelhecimento precoce.

O uso do BOSU fornece um total apoio ao trabalho com a musculatura e assim a melhora da estética corporal, e muito mais: comece já as suas práticas e usufrua de suas inúmeras vantagens obtidas.

 

Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais

 

 



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.