A relação entre hérnia de disco e na dor ciática




http://www.neurocirurgiabh.com/images/ciatica_lombalgia-4.jpg

A hérnia de disco é o deslocamento do disco intervertebral causado por ruptura da parte mais externa e mais dura do disco, levando à saída do núcleo interno de consistência gelatinosa. O material deslocado do disco acaba por invadir o espaço por onde as raízes nervosas saem da coluna, causando sua compressão. A compressão, por si só, gera dor ao longo do trajeto de todo o nervo e pode ser seguida de inflamação (radiculite ou neurite) que mantém o nervo sensível e dolorido por mais tempo. A hérnia de disco é o mecanismo mais comum de dor ciática.

O ciático é o nervo mais longo do corpo humano, nasce a partir das raízes nervosas da região lombar e desce até os dedos dos pés, sendo responsável por grande parte da sensibilidade e motricidade das pernas. A dor ciática ocorre devido a processos inflamatórios ou compressivos de uma ou mais das raízes nervosas que o formam, bem como de possíveis lesões ao longo do trajeto do nervo. A compressão das raízes nervosas costuma ser causada por distúrbios na coluna (artrose, fraturas, osteoporose), tumores ou processos inflamatórios. A dor costuma se manifestar ao longo do trajeto do nervo, ou seja, na região do quadril e irradia-se para a face posterior da coxa e das panturrilhas, podendo afetar, inclusive, o pé, variando bastante em cada paciente na dependência de quais raízes ou porções do nervo sejam afetadas.

O tratamento para a dor no nervo ciático pressupõe identificar e corrigir as causas responsáveis pela compressão desse nervo. Nas crises agudas, medicamentos como os analgésicos e os anti-inflamatórios representam recurso importante para alivio da dor. Pesquisas mostram que, tão logo os sintomas permitam, não faz a menor diferença voltar gradativamente à atividade física ou permanecer de cama até a dor desaparecer por completo.

Fisioterapia manipulativa, perda de peso, reeducação postural e prática de atividade física (caminhadas e alongamentos, por exemplo) respeitando as limitações de cada paciente são medidas fundamentais não só para promover a descompressão do nervo, mas também como para prevenir as crises. A cirurgia só deve ser indicada em casos especiais e devidamente avaliados pelo médico especialista.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.