Fisioterapia na lesão do Ligamento Cruzado Posterior




http://www.centraldafisioterapia.com.br/bd_imagens/522014152352.jpg

O ligamento cruzado posterior (LCP) é um importante estabilizador do joelho, e está localizado no interior da articulação. Dispõe-se em diagonal desde a parte posterior e lateral da superfície articular da tíbia até à parte anterior e medial do sulco inter-condiliano do fémur. O LCP controla os movimentos de deslizamento posterior da tíbia sobre o fémur.

As lesões no ligamento cruzado posterior são raras e requerem a aplicação de uma força considerável. Acontece sobretudo quando o joelho dobrado bate contra o painel do carro num acidente de viação, ou bate contra o chão quando um atleta cai para a frente sobre o joelho. Devido ao seu mecanismo lesivo, as rupturas do LCP são mais frequentes em jovens que praticam desportos de contato, como futebol, handebol ou basquetebol.

Estas rupturas podem ser classificadas segundo a sua gravidade em:

Grau I (leve). Também chamada de distensão. É um estiramento que causa apenas lesões microscópicas nos ligamentos.
Grau II (moderada). Um estiramento mais severo, que causa uma ruptura parcial do ligamento.
Grau III (grave). O ligamento é completamente rasgado por um estiramento brusco, geralmente durante um acto desportivo ou num acidente.

Uma boa avaliação do fisioterapeita, incluindo uma história clínica e exame atento do joelho são geralmente suficientes para diagnosticar a ruptura do LCP. Uma ecografia ou RM podem ser pedidas para confirmar o diagnóstico e avaliar a gravidade da lesão.

O tratamento em fisioterapia, nas primeiras 48 a 72 horas após a lesão e enquanto o diagnóstico não está confirmado, consiste e controlar os sinais inflamatórios, através de:

Descanso: Evite caminhar ou estar muito tempo de pé. Se tiver de o fazer utilize canadianas. Andar a pé pode significar um agravamento da sua lesão.

Gelo: Aplique uma compressa de gelo na área lesada, colocando uma toalha fina entre o gelo e a pele. Use o gelo por 20 minutos e depois espere pelo menos 40 minutos antes de aplicar gelo novamente.

Compressão: um joelho elástico pode ser usado para controlar o inchaço.
Elevação: A perna deve ser elevada um pouco acima do nível do seu coração para reduzir o inchaço.

Analgésicos e anti-inflamatórios não-esteróides poderão ser receitados pelo médico para controlar o processo inflamatório e aliviar as dores.

Deve-se levar em conta que todas as atividades aplicadas pelo fisioterapeuta serão determinadas pelo mesmo, assim como o início de cada uma e o tempo de duração, sempre respeitando a evolução do quadro do paciente.

O profissional:

- Faz uma proteção na tíbia (osso da canela);

- Imobiliza todo o joelho;

- Aplica alongamentos;

- Aplica exercícios isométricos de quadril e tornozelo com imobilizador, sem carga e com aplicação de gelo;

- Auxilia no ganho de amplitude de movimento;

- Aplica exercícios isotônicos de quadril e tornozelo com imobilizador e com carga;

- Marcha com descarga total de peso;

- Retira o imobilizador após um tempo;

- Trote, corrida e fortalecimento muscular global;


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.