Utilize a Fisioterapia para tratar Bronquites




 http://2.bp.blogspot.com/-DB00_dlVA18/VXcm_KWyuQI/AAAAAAAAEGs/sOCX1jdDSpA/w1200-h630-p-nu/sinusite.jpg

O aumento dos casos de problemas respiratórios, principalmente em crianças, idosos e pessoas já propensas a terem doenças respiratórias no inverno ou em períodos mais fris deve servir de alertas para os fisioterapeutas.

A mudança da temperatura altera a defesa do organismo, deixando-o enfraquecido. Assim, é facilitada a proliferação de vírus e bactérias, principalmente no clima frio que o inverno proporciona. A baixa umidade do ar é ingrediente certeiro para o ressecamento das vias aéreas, abrindo brecha para complicações provocadas pela sinusite, bronquite e asma.

http://www.fisioterapiaparatodos.com/p/wp-content/uploads/2014/08/rob3000-Fotolia-com11.jpg
A bronquite é uma dos problemas respiratórios mais comuns. Ela é causada pela inflamação dos brônquios e acúmulo de muco nas vias respiratórias. A doença é desenvolvida principalmente pelo uso contínuo de cigarros, poluição do ar e contato com alguns elementos, como pessoas que trabalham em minas de carvão, fábricas de tecidos ou que lidam com grãos.
A fisioterapia é uma ótima forma de se tratar a bronquite. Com a adoção de técnicas que incluem higiene, estímulo à expectoração, ampliação da capacidade respiratória e fortalecimento da musculatura torácica, é possível mitigar as principais reações provocadas por essas doenças. A fisioterapia respiratória busca tratar de quadros de bronquite utilizando técnicas manuais ou com aparelhos e exercícios respiratórios, com o objetivo do paciente eliminar as secreções, favorecer a expectoração, facilitar a respiração e melhorar o estado pulmonar do paciente.
Ao ampliar a capacidade respiratória, a oxigenação dos tecidos é favorecida e o resultado é a melhoria da qualidade de vida. Do contrário, as pessoas ficam cansadas mais rápido, reduzem as atividades físicas e podem comprometer inclusive a vida sexual e rendimento no trabalho.
Além da atuação nas crises, há técnicas que trabalham de forma preventiva contra futuros problemas respiratórios. ia, que ganha resistência. Com isso o condicionamento físico melhora e o controle da respiração também. Esse processo permite prevenir as crises.
Quem sofre de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) – conjunto de doenças que inclui bronquite e enfisema, por exemplo – deve aprender a viver com a constante hipersecreção. A tosse e o transporte mucociliar são importantes mecanismos de expulsão dessa secreção, mas ficam comprometidos em pessoas que apresentam as doenças respiratórias.
Outra importante alternativa para reduzir o processo de produção da secreção é manter a umidade do nariz. Quando o tempo está muito seco, as vias aéreas superiores têm um desgaste muito grande para umidificar e aquecer o ar para chegar de forma adequada ao pulmão.
Portanto, a fisioterapia pode ajudar com exercícios, com manipulações, com dicas a pessoa com bronquite, atuando de forma curativa e preventiva.
Até a próxima


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.