Fisioterapia e os Sintomas da Fibromialgia






A fibromialgia é uma doença crônica que causa dores e cansaço extremo. Os sintomas são semelhantes aos causados ​​por artrites, mas ao contrário da artrite, não causa danos nas articulações e nos músculos.
Os sintomas mais comuns da fibromialgia são:
  • Sensibilidade. Uma das características principais da fibromialgia é a presença de "pontos sensíveis" específicos no pescoço, ombros, braços, pernas, costas e quadris. Mesmo uma leve compressão desses pontos pode ser dolorosa.
  • Dor. A dor é generalizada e afeta diferentes partes do seu corpo em momentos diferentes. Seus músculos e articulações podem latejar, doer ou queimar. Você pode sentir dor forte quando acordar pela manhã.
  • Fadiga. Você pode se sentir tão exausto que terá problemas para cumprir as tarefas do dia.
  • Problemas de sono. Você pode ter problemas para ter um sono profundo e restaurador.
A fibromialgia podem também causar outros sintomas. Estes incluem a síndrome do intestino irritável, dores de cabeça, síndrome das pernas inquietas, problemas para raciocinar ou de memória, ansiedade e depressão.

É fundamental destacar que a dor é sinal de alarme, especialmente para as pessoas portadoras de fibromialgia. Por isso, se as atividades físicas estão causando dores e lesões intensas, o recomendado é procurar o seu médico e o seu especialista em educação física para que possa ser feito novas orientações.

A Fisioterapia

A fisioterapia para o tratamento da fibromialgia pode ser aplicada através de uma série de atividades que ajudam a controlar as dores, fadiga e distúrbios do sono, proporcionando o relaxamento e o aumento da flexibilidade muscular.

A fisioterapia é importante no tratamento da fibromialgia porque ela ajuda a controlar sintomas como dor, cansaço e distúrbios do sono, promovendo o relaxamento e o aumento da flexibilidade muscular.

Caminhada
Realizar caminhada diariamente de 30 a 45 minutos é uma atividade que, além de melhorar a saúde do coração, minimiza as dores da fibromialgia e a depressão.

Natação e Hidroginástica
Exercícios na água são capazes de melhorar a capacidade física e a respiração do indivíduo, mas é importante ressaltar que a água deve estar aquecida, já que água fria contrai a musculatura do corpo e causa dor.

Alongamento
Se aquecer na horade se levantar, antes de algum tipo de atividade física e por alguns minutos do seu dia é muito importante, isso porque o alongamento proporciona uma melhoria na distribuição de sangue dos músculos e tendões, adequando a respiração e frequência cardíaca.

A fibromialgia é uma doença crônica, sendo que o tratamento, geralmente, é feito com remédios prescritos pelo reumatologista ou neurologista, além das sessões de fisioterapia, que é uma importante aliada para melhora da qualidade de vida do paciente.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.