Uso do Ultra-som terapêutico na Celulite






O fibro edema gelóide (FEG), a celulite, é considerada uma patologia multifatorial, porque existem vários fatores predisponentes, em que o ultra-som é um dos recursos bastante utilizado no tratamento dessa patologia, e a eficácia do tratamento vai depender de alguns fatores que existem como por exemplo o grau em que se encontra o FEG, alimentação balanceada, o hábito de praticar alguma atividade física, onde tudo isso pode está ajudando na evolução do tratamento, além da associação ao uso da fonoforese, podendo obter um resultado mais eficaz.

A utilização do ultra-som é importante em todos os estágios do fibro edema gelóide, onde  para conseguir alcançar o objetivo desejado, deve escolher a frequência de 3Mhz para maior absorção do tecido subcutâneo e depois escolher a potência de emissão em torno de 0,8 até 1,0w/cm2.

O ultrassom estético é feito usando uma máquina diferente do ultrassom para uso médico, que normalmente são pequenos e de fácil transporte. Cada tecnologia é indicada para um fim:

O ultrassom estético não focado é indicado para o tratamento de celulite, mas normalmente aliado a outras tecnologias.

Já o ultrassom estético focado é dividido em dois tipos. O ultrassom de alta potência é capaz de penetrar 15 mm na pele, e é indicado para o tratamento da gordura localizada, por atuar de forma mecânica, comprimindo e "puxando" as células adiposas alternadamente, o que faz com que elas se quebrem. Alguns aparelhos inclusive usam outras tecnologias aliadas, como a radiofrequência e infravermelho.

O ultrassom focado de baixa frequência costuma penetrar até 4 mm da pele, e atua apenas criando vibrações nas células da pele. Quando elas vibram, provocam aumento do calor, e com isso o colágeno é estimulado. Isso ajuda a reduzir a flacidez da pele do rosto e pescoço.

Entretanto, existem duas formas de aplicação do ultra-som, que são a forma isolada ou combinada. A forma combinada pode ser a utilização da fonoforese, em que utiliza no gel de acoplamento um fármaco ativo potencializando os seus efeitos. O ultra-som tem efeito mecânico, onde as ondas vão gerar um aumento de pressão dentro dos adipócitos, fazendo com que essas células se rompam, e os resultados possam ser mais eficazes.

No entanto, a principal aplicação do ultra-som terapêutico (UST), está relacionado com alguns fatores como: a produção de hiperemia, a analgesia, a antiflogística, o aumento da extensibilidade dos tendões, facilitar a reabsorção de edemas, a eliminação de macronódulos e do aspecto de casca de laranja no FEG, a correção da isquemia em áreas lipodistróficas e a melhora do metabolismo lipídico com o aumento da lipólise


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.