Fortaleça o CORE para evitar problemas posturais





O Core é formado por 29 pares de músculos, cuja sua função é de suportar complexo lombo-pelvico-quadril e assim conseguimos dar uma estabilidade para a coluna vertebral, pelve e cadeia ciática durante a execução dos movimentos funcionais. Os principais músculos que compõe o core são:
  1. Glúteo Médio;
  2. Transverso abdominal;
  3. Multífidos;
  4. Adutor longo;
  5. Eretores da coluna;
  6. Oblíquo interno e externo;
  7. Ílio psoas;
  8. Glúteo máximo;
  9. Reto abdominal;
  10. Períneo: músculo do assoalho pélvico;
  11. Diafragma;
A principal função do Core é de manter o alinhamento corporal e de favorecer a base de suporte do corpo além de evitar lesões. Alguém com um Core bem fortalecido e estabilizado consegue evitar lesões, melhorar seu desempenho físico e até sua força. Quem está com essa região instável corre o risco de realizar movimentos pouco funcionais e mais arriscados já que o Core é responsável pela estabilização do corpo.


Podemos classificar estes músculos de duas formas. Músculos locais e músculos globais. Os músculos locais são responsáveis por estabilizar antes que ocorram os movimentos. Já os músculos globais são responsáveis por estabilizar durante a realização dos movimentos.

O core tem um papel relevante para a proteção da coluna contra sobrecargas e posturas erradas.  Além disso, essa musculatura é fundamental para os movimentos distais, por esse motivo, um core forte faz com que nosso corpo se mova com mais destreza e eficiência

Para que tenhamos um funcionamento do sistema muscular de forma correta e centrada na execução de cada movimento, independente de qual for o nível de exercícios realizados, precisamos ter em mente que um Core fortes e ativados podem ser a diferença entre gerar benefícios ou risco de lesão no seu aluno. Além disso, tendo essa musculatura forte é possível prevenir lesões, estabilizar a coluna e reduzir dores de acometimentos já existentes.

Trabalhando a região conseguimos melhorar a sustentação da lombar, do quadril e da pelve e evitar problemas de membros superiores e inferiores. Você tem algum paciente reclamando de lombalgia ou problemas no quadril? Tenho certeza que eles precisam de um Core fortalecido.

Invista no fortalecimento do Core para problemas posturais.

Dica boa:

Neste breve guia ilustrado você irá encontrar mais de 150 exercícios para para proteger seu Core, de todas as formas, tronco, costas, abdômen e peitoral,Membros Superiores e Inferiores, reforçando e protegendo peitoral, tríceps, bíceps, coxas, adutores, abdutores panturrilhas joelhos, quadris e tornozelos. Este guia é parte integrada dos demais volumes Exercícios e Fisioterapia, onde você encontrará exercícios para, com diversos implementos comoFaixa Elástica, bola, Foam Roller e Peso do Corpo. Além das instruções detalhadas, você encontrará links para vídeos demonstrativos de todos os vídeos. Mais um panfleto bônus sobre liberação miofascial no Foam Roller. Clique aqui e saiba mais!



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.