Fortaleça o CORE para evitar problemas posturais







O Core é formado por 29 pares de músculos, cuja sua função é de suportar complexo lombo-pelvico-quadril e assim conseguimos dar uma estabilidade para a coluna vertebral, pelve e cadeia ciática durante a execução dos movimentos funcionais. Os principais músculos que compõe o core são:
  1. Glúteo Médio;
  2. Transverso abdominal;
  3. Multífidos;
  4. Adutor longo;
  5. Eretores da coluna;
  6. Oblíquo interno e externo;
  7. Ílio psoas;
  8. Glúteo máximo;
  9. Reto abdominal;
  10. Períneo: músculo do assoalho pélvico;
  11. Diafragma;
A principal função do Core é de manter o alinhamento corporal e de favorecer a base de suporte do corpo além de evitar lesões. Alguém com um Core bem fortalecido e estabilizado consegue evitar lesões, melhorar seu desempenho físico e até sua força. Quem está com essa região instável corre o risco de realizar movimentos pouco funcionais e mais arriscados já que o Core é responsável pela estabilização do corpo.


Podemos classificar estes músculos de duas formas. Músculos locais e músculos globais. Os músculos locais são responsáveis por estabilizar antes que ocorram os movimentos. Já os músculos globais são responsáveis por estabilizar durante a realização dos movimentos.

O core tem um papel relevante para a proteção da coluna contra sobrecargas e posturas erradas.  Além disso, essa musculatura é fundamental para os movimentos distais, por esse motivo, um core forte faz com que nosso corpo se mova com mais destreza e eficiência

Para que tenhamos um funcionamento do sistema muscular de forma correta e centrada na execução de cada movimento, independente de qual for o nível de exercícios realizados, precisamos ter em mente que um Core fortes e ativados podem ser a diferença entre gerar benefícios ou risco de lesão no seu aluno. Além disso, tendo essa musculatura forte é possível prevenir lesões, estabilizar a coluna e reduzir dores de acometimentos já existentes.

Trabalhando a região conseguimos melhorar a sustentação da lombar, do quadril e da pelve e evitar problemas de membros superiores e inferiores. Você tem algum paciente reclamando de lombalgia ou problemas no quadril? Tenho certeza que eles precisam de um Core fortalecido.

Invista no fortalecimento do Core para problemas posturais.

Dica boa:

Neste breve guia ilustrado você irá encontrar mais de 150 exercícios para para proteger seu Core, de todas as formas, tronco, costas, abdômen e peitoral,Membros Superiores e Inferiores, reforçando e protegendo peitoral, tríceps, bíceps, coxas, adutores, abdutores panturrilhas joelhos, quadris e tornozelos. Este guia é parte integrada dos demais volumes Exercícios e Fisioterapia, onde você encontrará exercícios para, com diversos implementos comoFaixa Elástica, bola, Foam Roller e Peso do Corpo. Além das instruções detalhadas, você encontrará links para vídeos demonstrativos de todos os vídeos. Mais um panfleto bônus sobre liberação miofascial no Foam Roller. Clique aqui e saiba mais!


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.