Benefícios do Mat Pilates na Fisioterapia






mulher-pilates-solo.jpg

O Mat Pilates pode ser chamado também de Pilates no Solo. É uma série de exercícios próprios do método tradicional de Pilates que foram adaptados e até transformados em outros exercícios para serem praticados no solo. Apenas o peso do corpo contra a ação da gravidade é o suficiente para fazer todos os músculos trabalharem ao mesmo tempo.

A criação desses exercícios de chão (solo) foi anterior à época em que Joseph começou a adaptar macas e cadeiras de rodas para atividades físicas. Isso só ocorreu quando ele se tornou enfermeiro dentro da prisão, em uma época posterior à primeira. Os exercícios de Mat Pilates, portanto, foram as primeiras aparições do método.
O Pilates MAT prima pela qualidade de execução do movimento e não pela quantidade de exercícios ou de repetições. Todos os movimentos devem ser realizados com muita concentração e consciência corporal, utilizando a força de gravidade para fortalecer a musculatura. A musculatura abdominal é o foco central desses exercícios e sua ativação deve estar sincronizada com a respiração torácica lateral.
E é justamente os exercícios de MAT que são mais exigentes do ponto de vista da ativação do centro (powerhouse) e manutenção da coluna neutra. Isso porque, não existe nenhum equipamento a ajudar a manter o alinhamento ou a aliviar a intensidade do esforço. Por isso, quem acredita que o treino nos grandes aparelhos é mais intenso fisicamente do que o treino no MAT está enganado!
Os principais acessórios utilizados na aula de Pilates MAT, que ajudam a desafiar ou a facilitar o aluno a desenvolver a flexibilidade, a força e a capacidade perceptiva são: bola, foam roller, isotoner, thera band, molas, minibolas e bases de equilíbrio.
Benefícios
  • Trabalha constantemente a força da powerhouse
  • Promove a melhoria da mobilidade articular e a flexibilidade
  • Melhora a postura devido à grande exigência da manutenção do alinhamento da coluna durante os movimentos
  • Melhora a consciência corporal
  • Melhora a respiração torácica
  • Melhora a coordenação motora
  • Melhora o equilíbrio já que muitos movimentos são feitos em pé, sentados, em quadrupedia ou deitados
  • Ajuda a fortalecer grupos musculares específicos. Bastam 12 semanas para começar a sentir os efeitos dos exercícios
Acessórios e equipamentos

A prática do Mat Pilates pode ser executada só com o colchonete, mas também pode ser feita com acessórios e até com equipamentos.

Acessórios

Existe uma grande variedade de acessórios que podem ser utilizados no Mat Pilates. Veja alguns que são sugeridos por Croccia:
  • Flex Ring
  • Foam Roll
  • Meia Lua
  • Toning Ball
  • Bola
  • Bosu
  • Faixa Elástica
O Mat Pilates também pode ser utilizado com foco em reabilitação. Isso é possível porque os exercícios são bem completos e trabalham com pouco impacto. Devem ser realizados de maneira segura, sempre dentro da amplitude permitida.
As práticas precisam ser executadas sempre dentro do ritmo do paciente, e que é indispensável que o instrutor tenha amplo conhecimento da técnica e da patologia em questão e realize uma avaliação previamente.
No entanto, algumas vezes a fisioterapia convencional não pode ser substituída. Muitas técnicas que são usadas na fisioterapia são importantes na recuperação de algumas lesões.
Surpreenda seus alunos com +400 exercícios de solo e variações com acessórios 84% dos alunos sentem falta de exercícios de solo em suas aulas. Clique aqui e tenha um livro digital com centenas de exercícios de Mat Pilates

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.