Benefícios do Mat Pilates na Fisioterapia




mulher-pilates-solo.jpg

O Mat Pilates pode ser chamado também de Pilates no Solo. É uma série de exercícios próprios do método tradicional de Pilates que foram adaptados e até transformados em outros exercícios para serem praticados no solo. Apenas o peso do corpo contra a ação da gravidade é o suficiente para fazer todos os músculos trabalharem ao mesmo tempo.

A criação desses exercícios de chão (solo) foi anterior à época em que Joseph começou a adaptar macas e cadeiras de rodas para atividades físicas. Isso só ocorreu quando ele se tornou enfermeiro dentro da prisão, em uma época posterior à primeira. Os exercícios de Mat Pilates, portanto, foram as primeiras aparições do método.
O Pilates MAT prima pela qualidade de execução do movimento e não pela quantidade de exercícios ou de repetições. Todos os movimentos devem ser realizados com muita concentração e consciência corporal, utilizando a força de gravidade para fortalecer a musculatura. A musculatura abdominal é o foco central desses exercícios e sua ativação deve estar sincronizada com a respiração torácica lateral.
E é justamente os exercícios de MAT que são mais exigentes do ponto de vista da ativação do centro (powerhouse) e manutenção da coluna neutra. Isso porque, não existe nenhum equipamento a ajudar a manter o alinhamento ou a aliviar a intensidade do esforço. Por isso, quem acredita que o treino nos grandes aparelhos é mais intenso fisicamente do que o treino no MAT está enganado!
Os principais acessórios utilizados na aula de Pilates MAT, que ajudam a desafiar ou a facilitar o aluno a desenvolver a flexibilidade, a força e a capacidade perceptiva são: bola, foam roller, isotoner, thera band, molas, minibolas e bases de equilíbrio.
Benefícios
  • Trabalha constantemente a força da powerhouse
  • Promove a melhoria da mobilidade articular e a flexibilidade
  • Melhora a postura devido à grande exigência da manutenção do alinhamento da coluna durante os movimentos
  • Melhora a consciência corporal
  • Melhora a respiração torácica
  • Melhora a coordenação motora
  • Melhora o equilíbrio já que muitos movimentos são feitos em pé, sentados, em quadrupedia ou deitados
  • Ajuda a fortalecer grupos musculares específicos. Bastam 12 semanas para começar a sentir os efeitos dos exercícios
Acessórios e equipamentos

A prática do Mat Pilates pode ser executada só com o colchonete, mas também pode ser feita com acessórios e até com equipamentos.

Acessórios

Existe uma grande variedade de acessórios que podem ser utilizados no Mat Pilates. Veja alguns que são sugeridos por Croccia:
  • Flex Ring
  • Foam Roll
  • Meia Lua
  • Toning Ball
  • Bola
  • Bosu
  • Faixa Elástica
O Mat Pilates também pode ser utilizado com foco em reabilitação. Isso é possível porque os exercícios são bem completos e trabalham com pouco impacto. Devem ser realizados de maneira segura, sempre dentro da amplitude permitida.
As práticas precisam ser executadas sempre dentro do ritmo do paciente, e que é indispensável que o instrutor tenha amplo conhecimento da técnica e da patologia em questão e realize uma avaliação previamente.
 
No entanto, algumas vezes a fisioterapia convencional não pode ser substituída. Muitas técnicas que são usadas na fisioterapia são importantes na recuperação de algumas lesões.
 
Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais 
 


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.