Treinamento Suspenso na Reabilitação





O treinamento suspenso pode oferecer diversos benefícios à sua saúde, pois ele fortalecerá seus músculos e ainda exigirá muita coordenação motora e equilíbrio. É importante que os movimentos sejam feitos com muita concentração, o treinamento proporciona um melhor controle entre mente e corpo, o que favorece seus impulsos. Vou explicar como essa atividade pode ser inserida em programas de reabilitação.

A musculatura do core desempenha um papel fundamental na estabilização da coluna e da pelve durante as atividades onde a energia é gerada e transferida de um segmento do corpo para o outro. Portanto, um core forte é a chave de todos os movimentos eficientes. O papel da musculatura do core na estabilização da coluna e na resistência a extensão/rotação é tão importante quanto à capacidade de gerar movimento, pois ele e responsável em manter o alinhamento e o equilíbrio postural dinâmico durante as atividades funcionais.

A realização de um exercício em posições estáveis (sentado, deitado) oferece uma menor oportunidade de treinar os músculos posturais e estabilizadores necessários para um movimento eficiente. Já o Treinamento Suspenso pode contribuir para uma melhor postura, alinhamento e força do core através de movimentos dinâmicos funcionais, haja vista que a maioria dos exercícios desafia o sistema neuromuscular e de controle postural.

Exercícios para o core realizados nas tiras de suspensão permitem que suas progressões incluam alterações de resistência, redução de estabilidade ou uma combinação dos dois. Todos os exercícios de Treinamento Suspenso são carregados de técnicas de força e movimento de flexibilidade que enfatizam o core.

Portanto, o treinamento suspenso possui eficiência em ativar a musculatura do core, podendo contribuir para a melhora do desempenho relacionado ao equilíbrio, potência, velocidade de movimento em público jovem saudável e em alguns atletas. Dessa forma, é uma ferramenta interessante para ser utilizada no core training e no treinamento funcional para objetivos predeterminados. Dentre esses objetivos, podem ser incluídos, facilmente, aqueles que precisamos para reabilitação de alunos com problemas posturais ou outros.

Durante o movimento com as fitas, o corpo utiliza as musculaturas do Core para manter seu centro de gravidade sob controle. Em movimentos instáveis, como os do treinamento suspenso, o centro de gravidade é deslocado. Dessa maneira conseguimos forçar a ativação do Core para manter a postura e posição ereta durante o exercício. Essa ativação acontece em todos os exercícios do treinamento suspenso. Por sua eficiência no fortalecimento de Core, a fita de suspensão foi introduzida até na reabilitação.

Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.