Dry Needling é uma alternativa para tratamento de Fisioterapia






O agulhamento seco (ou dry needling) é uma forma rudimentar de acupuntura, que vem ganhando muita aceitação por parte dos Fisioterapeutas e é um método terapêutico extremamente simples, rápido, de fácil aprendizado e manejo, e bastante eficaz para lesões dolorosas e inflamatórias musculoesqueléticas, neurológicas e articulares, muito frequentes em atletas olímpicos e de alto rendimento.

Benefícios do Dry Needling
1. Reduz a dor
Vários estudos demonstraram melhorias imediatas ou de curto prazo na dor ou na incapacidade, visando pontos gatilho com agulhamento a seco. Um estudo de 2007 publicado no  Jornal americano de Medicina Física e Reabilitação  sugere que a agulha seca reduziu significativamente a dor no ombro, visando um ponto gatilho. No estudo, 14 pacientes com dor bilateral no  ombro  e pontos acionadores miofasciais ativos nos músculos bilaterais foram submetidos à terapia com agulhamento a seca de um lado e nenhuma terapia do outro lado, que serviu como controle.
A terapia física com dry neddling aumentou a amplitude de movimento ativa e passiva da rotação interna do ombro e o limiar de dor de pressão dos pontos gatilho. A intensidade da dor do ombro tratado também foi significativamente reduzida. O estudo fornece evidências de que a dry needling em um ponto de gatilho miofascial específico reduz a dor e sensibilidade nessa área.
2. Melhora o Movimento 
Pesquisas mostram que pacientes submetidos a terapia de agulhamento seco, em conjunto com a terapia baseada em movimento, experimentam movimentos mais fluidos. Um relatório de caso de 2010 publicado na Acupuncture in Medicine tratou quatro atletas internacionais de voleibol feminino durante uma fase competitiva intensa de um mês com terapia de agulhamento a seca. A amplitude de movimento, força e dor foram avaliadas antes e após o tratamento e todas as pontuações foram melhoradas após o tratamento. Os atletas foram capazes de continuar com as atividades aéreas, o que prova que dry needling não causa fraqueza funcional e redução da amplitude de movimento imediatamente após o tratamento.
Estes casos suportam o uso de agulhamento a seco em atletas de elite durante uma fase competitiva com alívio da dor a curto prazo e função melhorada em lesões no ombro.
3. Acelera o processo de recuperação
Pacientes que se submetem a terapia de agulhamento seco experimentam menos dor rapidamente; Na verdade, a maioria dos pacientes sente os benefícios imediatamente após seu primeiro tratamento. De acordo com relatos publicados pelo Journal of Orthopedic & Sports Physical Therapy, a função do paciente é restaurada muito mais rapidamente quando dry needling é incorporado como parte do tratamento.
Um estudo realizado na Universidade de Queensland na Austrália investigou a eficácia do agulhamento a seco para chicote, que está associada com hipersensibilidade sensorial e tem má capacidade de resposta a tratamentos físicos, como exercício. A fim de melhorar os resultados do tratamento de uma intervenção de exercício, agulhamento a seco foi utilizado em conjunto com o exercício para resolver a hipersensibilidade sensorial de whiplash. Como os programas de exercícios sozinhos não eliminaram completamente os sintomas de whiplash após três meses de tratamento, os fisioterapeutas adicionaram dry Needling ao plano de tratamento para acelerar o processo de cicatrização, reduzir o custo econômico do tratamento e minimizar a dor e incapacidade.
O uso dessa terapia é um serviço a mais que o Fisioterapeuta oferece e por isso se destaca pelo excelente retorno financeiro proporcionado ao fisioterapeuta, seja no atendimento particular quanto no atendimento com planos de saúde.

O aumento na remuneração foi possível após acórdão nº 481, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), em setembro de 2016, que considerou o fisioterapeuta apto à utilização de Dry Needling, permitindo o uso código específico para o procedimento.

É de grande relevância que os profissionais da área tenham acesso a cursos de formação embasados na NR32, seguindo a normativa de segurança. Além disso, esta formação deve ser realizada por professores experientes e de docência para que o conteúdo do agulhamento a seco seja transmitido passo a passo, bem como a forma de como devem se posicionar no mercado de trabalho, inclusive no atendimento com planos de saúde.
O Dry Needling é um excelente recurso na diminuição e até mesmo na resolução de dores musculares, podendo ser aplicado em combinações com outras terapias ou mesmo como uma terapia isolada. Este curso possui Formato que segue as normas do COFFITO, conforme Acórdão n° 481.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.