Anatomia da Coluna Vertebral






A coluna vertebral forma o esqueleto do dorso e uma das principais partes do esqueleto axial.
Esta coluna vertebral forma uma sustentação forte, mas flexível para o corpo. Ela a maior responsável pelas ações de movimentos do nosso corpo. Sua anatomia é bem complexa, sendo assim é necessário se ter uma boa noção dessas estruturas para que conseguimos entender sobre esse mau e aprender melhor sobre o tratamento da escoliose.
A coluna vertebral é constituída por:
  • Ossos (vértebras);
  • Discos intervertebrais;
  • Medula espinhal;
  • Ligamentos;
  • Músculos.
A seguir iremos destrinchar todos esses tópicos acima para que desta forma explicaremos umas das patologias acometidas em nossa coluna.

Vértebras

anatomia da coluna vertebral
É dividida em 4 (quatro) regiões, que são:
  • Coluna Cervical: é composta por 7 vértebras (pescoço)
  • Coluna Torácica: é composta por 12 v]vértebras (tronco)
  • Coluna Lombar: é composta por 5 vértebras (cintura)
  • Sacro: é composta por 5 vértebras fundidas (quadril)
  • Cóccix: também composta por 5 vértebras fundidas
O sacro é a base da nossa coluna e é responsável pela articulação com a bacia, sendo assim quando corre alterações nessa região podem ocasionar diversos problemas a nossa coluna.
Nossa coluna pode ser vista de vários ângulos, sendo assim quando vimos de frente e costas observamos uma coluna reta já na visão de perfil (região lateral) observamos uma curvatura chamada de lordose e cifose.
Existem outras curvaturas além dessas que citamos acima, é muito comum encontrar indivíduos que apresentam uma acentuada curvatura chamada de hiperlordose ou hipercifose, mas também temos algumas pessoas que não apresentam nenhuma dessas curvaturas, portanto essas curvaturas são denominadas de segmento retificado ou zona plena.
A nossa coluna é dividida por vários seguimentos, tais como:

Região cervical C1 a C7 – Pescoço

região cervical
Esta região é a parte amis alta da coluna. De todo esse conjunto de vertebras apenas duas não apresenta discos intervertebrais que soa as vértebras c1 e c2, nessa região dizemos que são chamadas de lordose cervical. Afirmamos também que este segmento é de maior mobilidade, portanto quando ocorre algum desalinhamento ou alterações nas mesmas dizemos que temos algum problema de origem postural ocasionando desconfortos e dores nos discos e nas vértebras.
Aplicamos todo esse conceito para todas as vértebras desde as cervicais, torácicas e lombares, ou seja, qualquer alteração pode ocorrer em todas e trazer diversas consequências a saúde de cada indivíduo pois cada um pode apresentar ou manifestar situações diferentes de algias (dores). Como sabemos as vértebras da parte de cima quanto a da parte de baixo vão apresentar vértebras e discos de tamanhos e volumes diferentes. Portanto os discos e vértebras são mais estreitos nessa região.

Coluna torácica T1 a 7 12 – Tronco

região torácica
É a região media da coluna que possui 12 verteras. Localiza nessa região 12 pares de costela, sendo que 7 pares se unem com o osso externo (encontra-se entre o lado direito e o lado esquerdo do peito). As outras três costelas se articulam com a cartilagem do externo, estas por si só são chamadas de costelas falsas. Já as duas últimas são flutuantes, ou seja, elas são soltas e são fixas apenas na porção posterior da coluna. As mesmas não se articulam com o externo e sua curvatura são opostas à da coluna lombar e cervical onde denominamos de cifose torácica. Encontramos esta postura mais em indivíduos idosos pois neste caso a região encontra-se mais fraca devido a fraqueza muscular, desidratação e a diminuição de discos. Quando esta região apresenta uma curvatura amis acentuada chamamos de hipercifose.

Coluna Lombar L1 a L5 – Cintura:

região lombar
É a região baixa e nela se encontra a coluna lombar. Nesta região possui 5 vértebras. A sua curvatura é normalmente visualizada como uma curvatura lordótica. Vale ressaltar que é nesta região que a sobrecarga aumenta, ou seja é neste momento que levamos a leões de discos e vértebras devido a amplitude de movimentos como flexão anterior e posterior.

Sacro e Cóccix

Abaixo da última vértebra da coluna lombar temos o sacro e o cóccix. O primeiro (sacro) tem uma importância função que é a biomecânica de nossa coluna pois é através dele que tem a comunicação com a bacia ou seja é ele que é o maior responsável pela nossa postura e determinação da angulação. Esse ângulo é formado pelo sacro e a cabeça do fêmur ou seja determina o equilíbrio do quadril com a nossa coluna.
A nossa coluna apresenta quatro curvaturas importantes, portanto para se obter uma boa postura é necessário que este padrão se encontre preservados, assim consideramos uma coluna normal e saudável.
  • Uma curvatura cervical projetada um pouco para frente;
  • Uma curvatura torácica projetada para trás;
  • Uma curvatura lombar projetada para frente;
  • A curvatura do sacro projetada para trás.

Discos intervertebrais

Esses discos são estruturas cartilaginosa que apresentam pouca vascularização. Seu tamanho e formato varia de acordo com o segmento de nossa coluna, sendo que esta é a estrutura mais afetada e que leva muitos brasileiros a sérios prejuízos. É formado por 23 discos sendo este localizados entre a s vértebras e sua principal função é não levar que estes discos não se envelheçam de forma rápida pois desta forma deixamos a nossa coluna em um grande desgaste.
Sendo assim ao cuidarmos de todo este processo conseguimos que a nossa coluna não sofra e proporcionamos assim um alivio de muitas dores. Os idosos neste caso são muitas vezes os mais afetados pois neste caso ocorre um envelhecimento e uma desidratação natural da idade.
Quando este disco encontra lesionado acabamos levamos a uma series de complicações pois a sustentação dessas estruturas não está de maneira adequado portanto o surgimento de diversas patologias é muito grande, devido a isso podemos citar algumas complicações.

Medula Espinhal

Seu formato é cilíndrico que se localiza dentro do canal vertebral. O trajeto se inicia no crânio que vai até a primeira u segunda vertebra lombar e logo após se ramifica, sendo que estas ramificações chamamos de cauda equina.
Também observamos a origem d e vários pares de nervos em torno de 31 que se localizam entre a colina vertebral (ficam entre uma vértebra e outra). A principal função da medula é transmitir impulsos nervos aos músculos promovendo assim os movimentos. São constitua por três membras que protegem o encéfalo, são elas:
  • Dura-máter,
  • Aracnoide;
  • Pia-máter ou também podemos chamar de meninges.

Os ligamentos

Esses pequenos e grandes fios são estruturas responsáveis pelas unem de um ou mais ossos que geram uma estabilidade e segurança além de ser um tecido fibroso. Essas estruturas são estáticas ou seja não corre nenhum tipo de movimentação. Os principais ligamentos da coluna são:
  • Ligamento longitudinal anterior
  • Ligamento longitudinal posterior
  • Ligamento esternocostal intra-articular
  • Ligamento costotransversal lateral
  • Ligamento costotransversal superior
  • Ligamento intertransversal
  • Ligamento radiado

Músculos

músculos da coluna
Existem dois tipos de músculos em nossa coluna que são os músculos profundos e superficiais além de terem aquelas que não soa tão próximos que também influenciam em nossa coluna. Como sabemos deixar a musculatura bem fortalecida ajudara no desempenho do dia a dia. Afinal proteger nossa coluna é fundamental e um dos principais músculos a serem fortalecidos são os músculos multífidos.
Esses músculos são os mais profundos e são os responsáveis pela estabilidade de nossa coluna gerando mais de uma função quando ele é executado ou seja esse músculo bem fortalecidos a coluna ficar mais saudável e estável. Vamos citar mais alguns outros músculos importantes que também devemos ressaltar. São eles:
  • Intertransversais,
  • Interespinhais,
  • rotadores,
  • Paravertebrais
  • Eretores
Acesse o blog que traz cursos sobre Tratamentos na coluna. Clique aqui!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.