O acesso na Ventilação Mecânica Invasiva






Ventilação mecânica é o suporte oferecido, por meio de um aparelho, ao paciente que não consegue respirar espontaneamente por vias normais devido a fatores como doenças, anestesia e anomalias congênitas. Os ventiladores também são usados para permitir descanso dos músculos respiratórios até que o paciente seja capaz de reassumir a ventilação espontânea.

Indicação

Existem duas modalidades distintas de ventilação mecânica:
  1. Ventilação mecânica invasiva: quando o equipamento é conectado ao paciente por meio de tubo endotraqueal ou traqueostomia.
  2. Ventilação mecânica não invasiva: quando o equipamento é conectado ao paciente através de máscaras.
O suporte ventilatório mecânico, tanto não invasivo como invasivo, deve ser realizado de forma adequada e segura, para evitarmos a lesão induzida pela ventilação mecânica.

A ventilação artificial é realizada com a aplicação de pressão positiva nas vias aéreas através de uma prótese na via aérea como um tubo orotraqueal ou traqueostomia.

O acesso a via aérea (intubação) é um procedimento médico que faz parte do suporte avançado de vida e normalmente é realizado em ambiente de UTI de forma eletiva, que é ideal e mais segura, ou emergencial que predispõe o paciente a um maior risco.

A razão primária em realizar uma traqueostomia é manter a via aérea segura de pacientes sob VM prolongada, porém ainda há controvérsias de quando deve ser realizada. Quando comparada ao tubo orotraqueal ela apresenta algumas vantagens como a redução da resistência, maior conforto para o paciente além de uma menor movimentação da prótese no interior da traquéia. 

A traqueostomia permite um menor nível de sedação e assim permite que o paciente se comunique movendo os lábios e até mesmo com o uso de cânulas adequadas e válvulas de fonação que sons sejam emitidos por ele.

A traqueostomia tem riscos por ser um procedimento cirúrgico que visa estabelecer uma passagem entre a traquéia cervical e o meio externo de forma a criar uma entrada de ar artificial na altura do pescoço e por isso tem maior morbi mortalidade do que a intubação orotraqueal. Os maiores riscos incluem enfisema subcutâneo, sangramentos, pneumotórax e pneumomediastino.

RESUMO
INDICAÇÕES DA TRAQUEOSTOMIA
1-Ventilação mecânica prolongada;
2-Cirurgias de cabeça e pescoço;
3-Obstrução alta das vias aéreas;
4-Proteção de vias aéreas.

VANTAGENS
1-Menor nível de sedação;
2-Permite a fala;
3-Reduz a resistência imposta ao fluxo aéreo;
4-Facilita higiene pulmonar.

DESVANTAGENS
1-Risco cirúrgico;
2-Sangramento;
3-Pneumotórax;
4-Pneumomediastino.

Quer trabalhar com ventilação mecânica invasiva com segurança?

Conheça o curso Ventilação Mecânica Invasiva - Princípios Básicos e Modos Convencionais.  O objetivo do curso é complementar o conhecimento de estudantes e profissionais das áreas da saúde sobre ventilação mecânica invasiva. Clique aqui


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.