Tipos e vantagens da Eletroterapia na Fisioterapia






A eletroterapia faz uso de estímulos elétricos com dois objetivos: para interferir na transmissão dos sinais de dor para o cérebro, ou para estimular a contração muscular ao influenciar a atividade elétrica muscular. Para isso, ela estimula músculos e tecidos, fazendo com que eles produzam endorfina, um verdadeiro analgésico natural. A partir daí, as endorfinas são interpretadas pelo cérebro no lugar dos sinais neurais de dor.

A aplicação de correntes elétricas alternadas nos músculos pode, ainda, provocar contrações para prevenir a atrofia muscular e auxiliar no início da recuperação da massa muscular após lesões.

No âmbito estético, os estímulos elétricos são usados para tratar a gordura localizada, promovendo a quebra de gordura, que é, então, eliminada pelo corpo.

O aparelho utilizado e a intensidade da corrente determinam a técnica de eletroterapia aplicada em cada caso.

Tipos


Os tipos de correntes elétricas utilizadas na eletroterapia são:
Terapia por estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS)

Consiste na emissão de correntes elétricas pulsadas através da pele, com a finalidade de estimular, excitar ou despolarizar grupos de fibras nervosas participantes do processo de percepção e modulação da dor.

Indicado para controle de dor.
Corrente Russa

Essa corrente é definida como a modulação do tempo, na forma de trens de ciclos elétricos de uma corrente alternada contínua de onda senoidal, com uma frequência portadora de 2.500 ciclos por segundo.

É indicada para melhora do desempenho muscular.
Corrente Interferencial

Corrente elétrica de baixa frequência e amplitude modulada que resulta da interferência causada pelo cruzamento de duas ou mais correntes de forma senoidal alternadas de média frequência, com diferentes frequências portadoras.

Indicado para analgesia e melhora de desempenho muscular
Ondas Curtas

Uso de energia eletromagnética de ondas curtas com objetivo de aquecer tecidos moles profundos.

Indicado para aumentar a extensibilidade do colágeno, diminuir a rigidez articular, alivia dores e espasmos e ajuda na regeneração de tecidos moles.
Ultrassom

Energia acústica ou mecânica que atravessa um meio com frequências acima do limite do ouvido humano.

Indicado para tratar várias patologias de tecidos moles, fraturas e feridas.
Laser

Emissão de ondas eletromagnéticas, constituída de fótons, trafegando no espaço. A luz laser é monocromática, colimada e coerente. Laser é o nome do aparelho que produz esse tipo de luz.

Indicado para analgesia, para diminuir a inflamação e para estimular a reparação do tecido lesionado.


Os Objetivos da Eletroterapia



A eletroterapia tem como objetivo principal ser um aliado no processo de reabilitação do paciente.

O fisioterapeuta utilizará os efeitos da corrente elétrica para conseguir benefícios que vão ajudar no tratamento da patologia.

Independente de qual corrente escolhida todas elas têm um objetivo em comum: produzir algum efeito no local a ser tratado, que é conseguido através de reações do corpo frente ao estímulo elétrico.

Cada corrente elétrica possui objetivos diferentes e estimulam o corpo a produzir reações físicas, biológicas e fisiológicas diferentes.

Cabe ao fisioterapeuta avaliar e escolher qual corrente elétrica é a mais indicada para o tratamento da patologia em questão.
Vantagens e Benefícios da Eletroterapia

A eletroterapia é muito vantajosa no processo de reabilitação pois é um tratamento que pode ser usado na grande maioria dos pacientes (com poucas contraindicações), é um método não-invasivo, não causa dependência, pode ser utilizado todos os dias (várias vezes no mesmo dia, caso seja preciso), não apresenta efeitos colaterais e é totalmente seguro.

Ela pode ser usada nas mais diversas patologias ortopédicas, neurológicas, respiratórias e ginecológicas, sejam elas adultas ou pediátricas.

Além de todas essas vantagens, a eletroterapia traz uma série de benefícios que auxiliam muito no processo de reabilitação. São eles:
Controle da dor
Diminuição do edema
Relaxamento muscular
Diminuição de contraturas musculares
Auxilia na regeneração dos tecidos moles
Estimula a cicatrização óssea em fraturas
Melhora o desempenho muscular


Não é de hoje que eletroterapia (também conhecida como eletrotermofototerapia) e fisioterapia caminham juntas. Há muito tempo, a estimulação elétrica é conhecida como uma aliada na luta contra a dor.Para um bom fisioterapeta, saber usar esse recurso é muito importante para o sucesso de vários tratamentos.

Dica boa!

Saiba tudo sobre Laser e outras terapias eletrofotoermoterapêuticas. Curso ONLINE completo com Eletroestimulação Neuromuscular, Laserterapia, Ondas Curtas, Eletroanalgesia, Ultrassom e Terapia Combinada. Conteúdo teórico e prático, 100% em video. Com Prof. Dr. Thiago Fukuda e a organização do Instituto CEFISA. Clique aqui e saiba mais!



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.