29 pares de músculos que compõe o Core




Sabe O Que É O Core? Pense Na Força E Estabilidade E Não No Six Pack -

O core é unidade integrada de 29 pares de músculos que suportam e estabilizam a bacia, pélvis e abdome. Essa musculatura fica ao redor de toda região do tronco, na linha da coluna lombar.

Ele é considerado o centro de gravidade do nosso corpo, pois é nele que vai parar boa parte da sobrecarga das inúmeras atividades que fazemos durante o dia, isso o torna uma região muito vulnerável. Essa vulnerabilidade é o que provoca o aparecimento das dores musculares, desvios posturais e até da suscetibilidade a lesões nessa região.

A grande função da estabilidade do CORE é manter uma base mais sólida para o movimento e transferir energia do centro do corpo para os membros.

Os 29 músculos que se inserem no complexo quadril-lombar-pelve e são divididos em 2 (duas) categorias: sistema de estabilização e sistema de movimento.

Sistema de movimento:  Grande Dorsal, Eretor da coluna, Ilíopsas, Isquios Tibiais, Adutores do Quadril (Adutor magno, Adutor longo, Grácil, Pectineus), Abdutores do quadril (Glúteo mínimo, Glúteo médio, Tensor da fáscia lata), Reto abdominal, Oblíquo externo.

Sistema de estabilização: Transverso abdominal, Oblíquo interno, multífido lombar, músculos do assoalho pélvico, diafragma, transverso espinal.

Existem muitas maneiras de fortalecer o CORE e alguns equipamentos ou atividades podem ajudar. Dentre os equipamentos podemos citar: medicine ball, Bosu, pranchas de equilíbrio,

Vou te apresentar um breve guia ilustrado que você irá encontrar mais de 150 exercícios para para proteger seu Core, de todas as formas, tronco, costas, abdômen e peitoral,Membros Superiores e Inferiores, reforçando e protegendo peitoral, tríceps, bíceps, coxas, adutores, abdutores panturrilhas joelhos, quadris e tornozelos. Este guia é parte integrada dos demais volumes Exercícios e Fisioterapia, onde você encontrará exercícios para, com diversos implementos como: Faixa Elástica, bola, Foam Roller e Peso do Corpo. Além das instruções detalhadas, você encontrará links para vídeos demonstrativos de todos os vídeos.

É uma ótima oportunidade de ter exercícios fundamentais para ajudar no trabalho do CORE!

Publicado em 14/11/16 e revisando em 07/12/21



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.