Importância dos exercícios na Artroplastia Total de Quadril






Na artroplastia total de quadril (também chamada de prótese total do quadril), o osso e a cartilagem lesionados são retirados e substituídos por componentes protéticos.
  • A cabeça do fêmur lesionada é retirada e substituída por uma haste metálica, que é colocada no centro oco do fêmur. A haste femoral pode ser fixada no osso por cimentação ou pressão.
  • Uma esfera de cerâmica ou de metálica é colocada na parte superior da haste. Ela substitui a cabeça do fêmur lesionada que foi retirada.
  • A superfície cartilaginosa lesionada da cavidade (acetábulo) é retirada e substituída por uma cavidade metálica. A cavidade por ser fixada no local correto usando parafusos ou cimento.
  • Um espaçador plástico, cerâmico ou metálico é inserido entre a esfera e a cavidade nova para proporcionar uma superfície de contato com o menor atrito possível.
A decisão de fazer uma artroplastia de quadril deve ser tomada pelo paciente em conjunto com a família, o médico da assistência primária e o cirurgião ortopédico. A primeira etapa desse processo de decisão é tipicamente o encaminhamento, pelo médico generalista, a um cirurgião ortopédico para uma avaliação inicial.

Candidatos para a cirurgia

Não há restrições absolutas de idade ou peso para as artroplastias totais de quadril.
As recomendações para a cirurgia baseiam-se nas dores e nas limitações de movimento do paciente, não na idade. A maioria dos pacientes submetidos à artroplastia total de quadril tem entre 50 e 80 anos de idade, mas os cirurgiões ortopédicos avaliam cada paciente individualmente. Artroplastias totais de quadril têm sido realizadas com sucesso em todas as idades, de jovens adolescentes com artrite juvenil a pacientes idosos com artrite degenerativa.

Quando a cirurgia é recomendada?

Há vários motivos pelos quais o médico pode recomendar a artroplastia de quadril. As pessoas que se beneficiam com a artroplastia de quadril normalmente apresentam:
  • dor no quadril que limita as atividades do dia a dia, como caminhar ou se curvar;
  • dor no quadril mesmo durante repouso, de dia ou de noite;
  • rigidez no quadril que limita a capacidade de se movimentar ou levantar a perna;
  • alívio insuficiente da dor com o uso de anti-inflamatórios, fisioterapia ou aparelhos que auxiliam a caminhar.
Na recuperação funcional, caminhadas e atividades leves são importantes para sua recuperação. A maioria dos pacientes submetidos à artroplastia total de quadril começa a ficar de pé e a andar com a ajuda de aparelhos e de um fisioterapeuta no dia seguinte à cirurgia. Em alguns casos, os pacientes começam a ficar de pé e andar no próprio dia da cirurgia. O fisioterapeuta ensinará exercícios específicos para fortalecer o quadril e restaurar os movimentos, para que possa andar e realizar outras atividades comuns do dia a dia.
Os exercícios são um componente essencial dos cuidados que devem ser observados em casa, principalmente nas primeiras semanas depois da cirurgia. A maioria das atividades leves normais do dia a dia pode ser retomada entre 3 e 6 semanas depois da cirurgia. É comum haver desconforto durante a realização de atividades e durante a noite por algumas semanas.
Seu programa de atividades deve incluir:
  • um programa gradual de caminhada para aumentar sua mobilidade lentamente; primeiro dentro, depois fora de casa;
  • retomar outras atividades domésticas normais, como se sentar, levantar-se e subir escadas;
  • exercícios específicos várias vezes ao dia, para recuperar o movimento e fortalecer o quadril. É provável que você seja capaz de realizar exercícios sem ajuda, mas procure um fisioterapeuta para te ajudar em casa ou em uma clínica de fisioterapia nas primeiras semanas depois da cirurgia.
DICA BOA:
Esse é um GUIA DEFINITIVO para o fisioterapeuta que quer ter segurança e sucesso na reabilitação de LCA e Artroplastia. São 2 cursos online pelo preço de 1: Curso Reabilitação de LCA e Menisco e  Curso Reabilitação de Artroplastia de Joelho e Quadril. Clique aqui e saiba mais!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.