Importância da Fisioterapia frente ao Covid-19






 
O crescimento exponencial de casos da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, pressiona os sistemas de saúde dos países mais afetados. A covid-19 é uma doença caracterizada por ser agressiva ao sistema respiratório. Com a rápida disseminação do vírus, o número de infectados começa a crescer no mundo inteiro e os casos graves pelo mundo vão aumentando.

Respiradores são máquinas que ajudam os pulmões a inspirar e expirar quando a pessoa não tem a capacidade de operar seu sistema respiratório normalmente. Um respirador tem uma reserva de ar alimentada com ar e oxigênio.

Como os respiradores são um dos principais instrumentos que auxiliam o paciente internado com suspeita ou confirmação de COVID-19, o fisioterapeuta tem a função de identificar as necessidades relacionadas à terapia respiratória e cuidar da ventilação mecânica do internado, que nada mais é do que a substituição da ventilação normal ,podendo salvar vidas.

A atuação da fisioterapia contribui com o avanço no suporte respiratório dos pacientes em tratamento intensivo sendo um dos principais profissionais responsáveis pelo manejo do respirador que aumenta a chance de sobrevida para aqueles com insuficiência respiratória ou grandes procedimentos cirúrgicos
 
Os pacientes classificados como graves podem ficar em torno de 12 a 14 dias entubados, o que prejudica e muito a respiração espontânea.

Não são todos os casos de hospitalização que requerem ajuda do respirador para suprir oxigênio à pessoa doente. Um estudo publicado no New England Journal of Medicine mostrou que, em uma amostra de 1.099 pacientes hospitalizados com o novo coronavírus na China, 6,1% precisaram de ventilação mecânica.
 
Quando um paciente testa positivo para o Covid-19 e tem indicação de alta, as principais recomendações da fisioterapia para o isolamento domiciliar são: manter-se ativo dando continuidade aos exercícios que foram ensinados durante a internação e envolver os cuidadores e familiares no cuidado, para garantir a recuperação da capacidade funcional e o retorno às atividades de vida diária.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.