Tipos e Benefícios da Liberação Miofascial






Liberação miofascial é uma palavra que é frequentemente ouvida nos mundos da fisioterapia, quiropraxia, massagem terapêutica e muito mais. Enquanto a maioria das pessoas sabe que existem algumas técnicas de massagem envolvidas na restrição miofascial, a maioria das pessoas não sabe exatamente o que é, o que pode tratar e como é implementado. Antes de sabermos mais sobre essa terapia, vamos dar uma recapitulada sobre o que é FASCIA.

A fáscia também é conhecida como tecido conjuntivo. É um sistema do corpo que é colagenoso e elástico. É uma folha laminada contínua de tecido que se estende sem interrupção do topo da cabeça até a ponta dos dedos; Ele envolve e invade todos os outros tecidos e órgãos do corpo, incluindo nervos, vasos, músculos e ossos.

Como a fáscia permeia todas as regiões do corpo e está toda interconectada, quando cicatriza e endurece em uma área, ela coloca tensão e, portanto, dor em outras áreas do corpo próximas a uma restrição fascial. Cicatrização e endurecimento da fáscia em uma região do corpo podem ser secundários a lesões traumáticas, inflamações e doenças. É quase sempre uma questão que deve ser abordada após a cirurgia. Algumas pessoas têm sintomas de dor bizarros que parecem não estar relacionados com o local da lesão original, mas se você encontrar um fisioterapeuta que trate as restrições miofasciais, é possível identificar e usar a liberação miofascial para tratar a maioria dos pacientes que atravessam a porta.

A liberação miofascial pode ser realizada com ou sem instrumentos, ou seja, de forma manual:

  • Liberação miofascial manual envolve o uso de técnicas como fricção, deslizamento, compressão, alongamento, percussão e vibração
  • Liberação miofascial com instrumentos pode ser feita com vários instrumentos, como rolo ou até mesmo bola de tênis. Porém, existem instrumentos de uso profissional que foram desenvolvidos para aliviar a sobrecarga sobre a mão do terapeuta e também para alcançar áreas em que a mão não consegue alcançar.

Os benefícios da liberação miofascial:

• Liberar as tensões e dores musculares crônicas;
• Liberar o movimento das articulações e melhora a flexibilidade;
• Modificar a distribuição da massa muscular;
• Promover e melhorar o desempenho da circulação e da respiração;
• Promover mudanças progressivas nos níveis físico e emocional;
• Aumentar a consciência corporal;
• Promover maior mobilidade e maior amplitude de movimento;
• Reduzir a rigidez arterial e melhorar a função endotelial vascular.

Muitas pessoas acreditam que existe uma mentalidade "Sem dor, sem ganho" com terapia manual em sessões de fisioterapia, entretanto a liberação miofascial é geralmente uma forma extremamente leve e suave de alongamento que tem um profundo efeito sobre os tecidos do corpo.

Use e abuse dos dois tipos de Liberação Miofascial para a melhora dos movimentos.

Se você quiser saber mais sobre Liberação Miofascial, vou te indicar um curso da Cefisa excelente para você. Clique aqui e saiba mais!




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.