Drenagem Linfática na Doença Venosa Crônica







Existem praticamente infinitas apresentações da doença venosa, de forma que existe uma modalidade de tratamento que pode ser mais ou menos adequada a cada caso.  A doença venosa crônica é o conjunto de alterações crônicas que se desenvolvem no sistema venoso periférico e que afetam a pele e o tecido subcutâneo, principalmente nos membros inferiores. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, estudos internacionais apontam que 80% da população está sujeita a apresentar a doença em graus leves.

Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma técnica não invasiva, benéfica terapeuticamente ao promover relaxamento do indivíduo, reduzir a estase sanguínea e incentivar o retorno venoso, proporcionando a desintoxicação do tecido intersticial, como também a melhora da oxigenação e da nutrição celular, minimizando seu quadro clínico e influenciando positivamente a qualidade de vida (QV) dos indivíduos.

A aplicação da fisioterapia vascular através dos exercícios terapêuticos e da drenagem linfática manual (DLM) na Doença Venosa Crônica (DVC) contribui para a minimização das alterações vasculares, com melhora do retorno venoso, diminuindo a estase sanguínea e contribuindo para a melhora do quadro clínico.

Além dos exercícios físicos, a DLM é um dos recursos fisioterapêuticos para o tratamento da DVC, na medida em que pode amenizar as alterações decorrentes da doença através de uma abordagem global do paciente, resultando em melhora da mobilidade, do edema e da dor, como também das atividades funcionais


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.