Kinesio Taping na Fisioterapia





Face Taping – Kinesiology Sports Tape

A kinesio taping é uma técnica de bandagem terapêutica desenvolvida em 1973 pelo Dr. Kenzo Kase, com o objetivo de proporcionar ao paciente um recurso terapêutico que auxiliasse o músculo e outros tecidos a buscarem a sua homeostase no intervalo entre as sessões de quiropraxia.

Ela serve para várias funções diferentes. Depende da demanda do paciente e do objetivo do fisioterapeuta. Pode ser para sustentar, ajudar no movimento, empuxo inicial ou para dar amplitude ao movimento. Os principais benefícios são a sustentação da estrutura da forma que você coloca a fita, e com o calor o corpo, continua jogando sangue no local

A bandagem funcional  poderia ser útil para não piorar uma dor já existente. Durante, atuaria como facilitadora do movimento prejudicado pela lesão e, no pós, para atenuar a dor e auxiliar no tratamento.

Pode ser usada em todos os momentos, antes, durante e depois, depende do objetivo do paciente, da prova ou do estímulo que ele deseja. Se você está com dor no joelho, no tendão patelar, por exemplo, pode dar um suporte para a patela não puxar ou atritar tanto aquele tendão.

Para a aplicação, é necessário fazer a higiene do local. Se for uma área com muitos pelos, por exemplo, é indicado fazer a depilação onde a fita vai envolver. Depois, o profissional passa álcool para tirar a oleosidade da pele e aplica um produto chamado tintura de benjoim, que faz com que a fita permaneça por mais tempo.

A duração varia de 48h a 72h após a aplicação.

A fita possui características elásticas, com uma capacidade de estiramento que chega a 140% do seu comprimento normal. É essa característica que faz a Kinesio Taping especial. Sua capacidade elástica permite que músculos e articulações tenham total liberdade de movimento, característica essa que outras técnicas de bandagens funcionais, feitas com tecido ou esparadrapo, não possuem.

Confira os principais mecanismos de correção possibilitados pelo uso da bandagem:

- Correção da função muscular, recrutando a musculatura debilitada
- Melhora a circulação sanguínea e linfática
- Diminui a dor
- Aumenta a propriocepção

Na função muscular, o objetivo da bandagem é desencadear efeitos de ativação ou inibição diretamente sobre a musculatura aplicada trabalhando sinergicamente a este, a fim de promover a melhora de um músculo fraco, inibido, hipotônico, desequilibrado ou relaxamento e redução da hiperatividade.

Durante o tratamento fisioterapêutico a bandagem elástica é mais um recurso que deve ser utilizado em conjunto com outras técnicas, principalmente a cinesioterapia. Pode ser utilizada tanto na prevenção como na reabilitação de lesões. Com ela o paciente relata sensação de segurança, pois é permitida a execução de movimentos sem prejudicar a lesão.

Ela irá melhorar a dor, a circulação sanguínea e linfática, estimular a propriocepção e a consciência corporal, corrigir desalinhamentos articulares, melhorar a amplitude de movimento e diminuir o espasmo muscular, atuando assim na sinergia da contração muscular.

Ter uma nova técnica para atendimento te traz uma possibilidade maior de atendimento de pacientes. Não seria diferente com Kinesio Taping. Por isso, quero te apresentar o curso "Aprenda Kinesio Taping" do prof Marcos Minello, fisioterapeuta que tem bastante experiência com diversos tipos de terapias. Clique aqui e saiba mais!!!



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.