Diferença entre Fisioterapia Geriátrica e Gerontológica







A geriatria é a especialidade médica que estuda doenças ligadas ao envelhecimento e que busca apresentar diagnósticos precisos e tratamentos adequados para obter melhores respostas de pacientes idosos.

O objetivo da fisioterapia é atuar na prevenção e no tratamento de idosos que já apresentam algum tipo de distúrbio focando sempre no envelhecimento saudável e na qualidade de vida dos idosos. Normalmente ela é indicada para pessoas acima dos 60 anos de idade, atendendo inclusive aos idosos que não apresentam algum tipo de problema.
Quando se fala em Fisioterapia para Idosos, dois termos aparecem: fisioterapia geriátrica e fisioterapia gerontológica. Embora muita gente ache que são a mesma coisa, há uma diferença de  abordagem no atendimento, que vou explicar abaixo. 

A Fisioterapia Geriátrica tem como foco o tratamento e a prevenção das doenças próprias do envelhecimento e da velhice. A fisioterapia geriátrica é um tratamento indicado para tratar diagnósticos de quadros comuns na terceira idade, como doenças respiratórias e reumáticas, como também na prevenção e manutenção das funcionalidades do paciente idoso.

A Fisioterapia Gerontológica envolve, além do tratamento das doenças do envelhecimento e do modo de preveni-las, a utilização de uma abordagem em que o idoso é visto de forma integral, considerando seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais. É a área da fisioterapia especializada no atendimento da pessoa idosa, podendo atuar na prevenção e reabilitação, com o objetivo de promover a independência funcional do idoso para as tarefas básicas de vida diária, no intuito de minimizar as conseqüências das alterações fisiológicas e patológicas do envelhecimento, contribuindo assim na melhora da qualidade de vida.

Enquanto a Fisioterapia Geriátrica é a área que contempla conteúdos voltados ao processo de tratamento das doenças e aos métodos e técnicas para preveni-las, a Fisioterapia Gerontológica é uma abordagem em que o idoso é visto de maneira integral, atuando na prevenção e reabilitação do idoso, considerando os aspectos biológicos, psicológicos e sociais.

Antes de terminar esse texto, preciso te indicar o ebook Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria: Uma Realidade Prática.  Este e-book demonstra o contexto do envelhecimento no Brasil, oferecendo ao fisioterapeuta embasamento, com técnicas e conduta para atuar em aspectos comuns na assistência ao idoso. Clique aqui e saiba mais!



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.