Fisioterapia no tratamento de Melasma









O melasma é uma condição caracterizada por manchas escuras, principalmente na face. Ocorre com maior frequência nas mulheres, mas também pode acometer os homens. Além dos fatores hormonais e da exposição solar, a tendência genética e características raciais também influenciam no surgimento do melasma.
 
Esta disfunção acontece por alguma descompensação no mecanismo fisiológico do melanócito, célula responsável pela produção de melanina que é uma das responsáveis pela proteção da pele contra as agressões promovidas pela radiação solar.
 
Um dos fatores pelos quais o melasma acomete as mulheres são os hormônios femininos. Por isso, nos momentos em que a concentração de hormônios femininos no organismo aumenta, o melasma pode piorar. As manchas, que aparecem principalmente na região das maçãs do rosto, da testa e do buço, também são causadas pela exposição solar exagerada e sem proteção. O sol é um grande inimigo da nossa pele, não se proteger pode custar um preço muito maior do que o investimento em filtros todo mês.

A fisioterapia Dermatofuncional vem obtendo ganhos constante em estudo de técnicas e tecnologias para tais tratamentos, alcançando resultados bem satisfatórios, com redução de efeitos adversos e retorno rápido as atividades de vida diária. Não existe uma receita mágica para tratar o melasma, como também não existe um tratamento melhor do que o outro. O importante é avaliar cada cliente de maneira global, compreendendo suas deficiências e hábitos de vida.

Atenção profissionais da área da estética: Radiofrequência e Luz Intensa Pulsada geram calor, esses procedimentos pioram o Melasma. Por outro lado, o uso do Microagulhamento, Led e Laser são muito bem vindos.  Dentre as terapias oferecidas pela fisioterapia dermatofuncional, para o tratamento do melasma, está o peeling químico -aplicação tópica de uma agente despigmentante que culmina em lesão dérmica e epidérmica, dependendo do tipo e da intensidade do agente químico utilizado, sendo que quanto maior a concentração do ácido e menor seu pH, mais rápida e profunda será a permeabilidade do agente despigmentante

O tratamento do Melasma é prolongado, a resposta não é imediata e sempre deverá contar com a cliente seguindo todas as orientações do profissional.

Desta forma, leve em consideração o tipo de pele de seu paciente, pesquise a fundo o problema para que ele possa ser realizado de forma eficaz.

Para finalizar, deixo aqui a indicação de um bom conteúdo para quem quer estudar a Estética e seus diversos aspectos. Clique aqui e vá para a página da Quero Conteúdo de Estética!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.