Massoterapia no combate as LERs







As LERs são causadas por lesões e transtornos traumáticos cumulativos resultantes da realização de movimentos repetitivos.  Os fatores associados aos riscos de desenvolver LER incluem: esforço, duração, força, frequência, postura, temperatura baixa e vibração. Com o passar do tempo às condições se agravam e o resultado é cumulativo provocando tendinite e disfunção muscular. As atividades que causam a LER não são geralmente de contração máxima, sendo um movimento aparentemente normal, como usar o mouse do computador, portanto, não é o dilaceramento do tecido que causa a lesão e sim a atividade repetitiva ou isométrica constante dos músculos. Isto cria uma sobrecarga mecânica submáxima de esforço de tração constante sobre os tendões gerando a deterioração das fibras de colágeno.

Os fatores de riscos envolvidos direta ou indiretamente no desenvolvimento das lesões LER/DORT destacam-se: posturas inadequadas, carga musculoesquelética, carga estática, pressões locais sobre os tecidos, invariabilidade de tarefas, vibração e estresse. A ocorrência da DORT é caracterizada por vários sintomas, tais como dor, parestesia, sensação de peso e fadiga, estes sintomas geralmente são na região cervical, escapular e/ou membros superiores, mas podendo também acometer os membros inferiores. São causados pela utilização excessiva das estruturas anatômicas do sistema musculoesquelético e da falta de tempo para a recuperação desse musculoesquelético

A massagem possui efeitos fisiológicos circulatórios, neuromusculares e metabólicos. O efeito fisiológico da massagem sobre o sistema circulatório se dá através da pressão, pois há o aumento da circulação sanguínea, aumentando a oferta de oxigênio e nutrientes nos vasos sanguíneos e linfáticos. O efeito neuromuscular que a massagem pode proporcionar é de produzirn o corpo um estado generalizado de relaxamento e alívio da tensão. Ao provocar a resposta parassimpática geral através do relaxamento, alguns processos fisiológicos são facilitados, tais como: a função imunológica e digestiva, dentre outros processos fisiológicos, ajudando na ocorrência da cura e bem-estar.

A quick massage também altamente eficaz para reduzir a sensação de dor musculoesquelética, influenciando positivamente a dimensão física e afetiva da experiência da dor.  Massagens profundas juntamente com exercícios de alongamento ajudam a reduzir os sintomas de dores, podendo ser aplicada para condições como fibromialgia e dores na região lombar.

Para finalizar, indico o curso de Quick Massagem, do Thiago Nishida.  O curso dá noções amplas e diversas ferramentas para a adaptação em cada local de trabalho, permitindo flexibilidade e diferenciação no mercado. Clique aqui e saiba mais!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.