Saiba mais sobre Cervicobraquialgia





Cervicobraquialgia significa dor que inicia no pescoço e irradia para o braço. Os sintomas podem ser unilaterais ou bilaterais. Existem diversas causas para surgimento de cervicobraquialgia, sendo compressões nervosas na coluna as mais comuns. Entretanto, há outras condições ortopédicas e clínicas capazes de produzir sintomas semelhantes.

Os nervos dos membros superiores se originam da coluna. Cada parte do membro é suprida por um nervo específico, que confere sensibilidade e força motora. Dessa forma, nas cervicobraquialgias, os pacientes percebem dor e/ou fraqueza em locais específicos (escápula, ombro, braço, antebraço ou dedos das mãos) oriundas de problemas da coluna. 

Imagem anatômica das raízes nervosas cervicais.

Distribuição dos dermátomos cervicais. Cada parte do membro superior é suprida por determinada raiz nervosa.

 Dor referida diz respeito a presença de sintomas distantes da origem do problema. Exemplo típico é compressão de nervo na região cervical seguida de dor e formigamento no braço.

Na compressão de nervos na coluna cervical, são comuns os seguintes sintomas:

  • Dor no pescoço, escápula (popular "asa"), ombro e braço;
  • Formigamento até os dedos das mãos;
  • Sensação de choque;
  • Perda de força.
A radiculopatia cervical, que envolve dano à função nervosa, é a principal razão para a síndrome cervicobraquial. Ela causa lesões que afetam as seções de movimento c5 / 6 e c6/ 7 das vértebras.  

As alterações da articulação intervertebral e degenerativas do disco geralmente causam muita dor.

Outras causas da condição, são compressão vascular e neurogênica do desfiladeiro torácico.

Com a cervicobraquialgia, as terminações nervosas dos vertebrados podem ser comprimidas e irritadas. Os músculos afetados são encontrados principalmente na parte superior do tronco, uma vez que as raízes nervosas cervicais suprem essa área principalmente.

As causas comuns de cervicobraquialgia são:

Fraturas e articulações deslocadas;
Lesões anteriores no pescoço;
Ficar sentado por longos períodos de tempo, especialmente com postura incorreta;
Tuberculose e outras doenças infecciosas;
Ansiedade de longo prazo e períodos de estresse;
Artrite reumatoide;
Metástases ósseas.
Osteoporose;
Fibromialgia;
Neurite braquial.

O tratamento segue com repouso, às vezes antiinflamatórios, fisioterapia  e/ou Osteopatía, com o intuito de reduzir a dor e a inflamação nervosa e após os sintomas das irradiações desaparecerem os exercícios de alongamentos, feitos pelo próprio paciente são de suma importância. Vale lembrar que nesses casos não se adianta tratar onde dói e sim saber de onde está vindo tal dor e tratá-la em sua origem. Vale lembrar que cabe ao fisioterapeuta além de realizar o tratamento, também ilustrar ao paciente como prevenir más posturas e movimentos biomecanicamente lesivos. A prevenção tem por finalidade, afastar o paciente de situações de risco, normalmente causadoras de inflamações, até chegar ao dano estrutural da coluna vertebral, onde intervenções cirúrgicas poderão ser cogitadas.

Alguns dos exercícios para evitar e tratar dores cervicais podem ser realizados em casa. É evidente que tais exercícios devem ser orientados por um profissional a fim de evitar a execução errada.

Rotação cervical

Pode ser realizada a qualquer hora do dia sempre que quiser, sentado ou de pé, mantendo a postura adequada, com os braços posicionados ao lado do corpo. Você deve girar a cabeça para um dos lados em direção ao ombro e depois realizar o mesmo movimento para o lado oposto. Pode ser feita em várias repetições de cada lado, o mais indicado vai de 5 a 10 repetições.

Flexão ou inclinação lateral

Com a mesma postura do exercício acima, você deve inclinar a cabeça lateralmente com a orelha em direção ao ombro. Você pode ainda auxiliar o movimento com a mão. Realize o movimento para os dois lados, mantendo cerca de 10 segundos de cada lado.

Relaxamento de ombros

Os ombros tendem a sofrer muito com os problemas de coluna cervical. Geralmente, é nos seus músculos que se manifesta a maior parte da tensão oriunda de cervicalgias. Por essa razão, é importante cuidar da saúde muscular e articular da região. Esse exercício é bem simples, devendo o paciente de pé e em boa postura, realizar movimentos circulares com os dois ombros, girando-os para trás e para frente, em movimentos leves e lentos.

Para terminar, duas dicas para quem lida com Cervicalgias:

Curso de Fisioterapia em Cervicalgias - No curso Fisioterapia em Cervicalgias do Portal Educação, por meio da Educação a Distância, o participante estudará aspectos relacionados com a anatomia, biomecânica e tratamento das cervicalgias.

Curso Liberação Miofascial Instrumental MioBlaster (IASTM) + Ventosas - Esse é um curso COMPLETO sobre Liberação Miofascial Instrumental (IASTM) e de Ventosaterapia mas você também vai receber de bônus o conteúdo COMPLETO de Pontos Gatilhos. Clique aqui!




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.