Saiba mais sobre a Doença de Kawasaki







A doença de Kawasaki é uma condição infantil rara caracterizada pela inflamação da parede dos vasos sanguíneos levando ao aparecimento de manchas na pele, febre, aumento dos gânglios e, em algumas crianças, inflamação cardíaca e articular.

A doença de Kawasaki tem cura quando identificada e tratada rapidamente, devendo o tratamento ser feito de acordo com a orientação do pediatra, o que, na maioria das vezes, inclui o uso de aspirina para aliviar a inflamação e injeção de imunoglobulinas para controlar a resposta auto-imune. É tipicamente uma condição autolimitada, com febre e outras manifestações inflamatórias agudas com duração de cerca de 12 dias se não for tratada.

Ebooks gratuitos de Fisioterapia para estudantes e profissionais

Cerca de 80% dos casos acometem crianças menores de 5 anos, e os meninos são acometidos 50% mais do que as meninas. Crianças de famílias asiáticas são mais acometidas, e a presença de sazonalidade é detectada em alguns países.

Tratamento

O tratamento é hospitalar.
  • Gamaglobulina Humana Endovenosa: Iniciar o mais precocemente possível, antes do término da febre
  • Ácido acetilsalicílico.
Complicações:
  • Aneurismas coronarianos
  • Insuficiência cardíaca congestiva
  • Infarto do miocárdio
Acompanhamento:
  • Ecocardiogramas periodicamente
  • Angiografia, quando indicada
É possível que a COVID-19 nas crianças cause mais frequentemente sintomas como febre alta persistente, vermelhidão na pele, inchaço, e lábios secos ou rachados, semelhantes à doença de Kawasaki. Estes sintomas parecem indicar que na criança, o novo coronavírus causa uma inflamação dos vasos sanguíneos em vez de afetar diretamente o pulmão. No entanto, mais investigações são necessárias.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.