Dry Needling x Bruxismo






Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou, mais comumente, durante o sono. Essa desordem pode trazer  dor de cabeça e de pescoço, justamente porque provoca a dor miofascial. A Dor Miofascial é caracterizada por pontos-gatilho e condição dolorosa que afeta os músculos esqueléticos, suas fáscias associadas, tendões e ligamentos.

O Dry Needling, conhecido também como "Agulhamento à Seco", é uma técnica que se utiliza de agulhas de Acupuntura Sistêmica para desativar fibras musculares tensas que geram dor.

Na técnica de Dry Needling, o conhecimento mais importante encontra-se na anatomia e fisiologia muscular e na compreensão da formação dos "pontos-gatilho".

O "ponto-gatilho" ou pontos miofasciais são regiões do músculo que por algum motivo estão sendo mal irrigadas de sangue, formando assim nódulos enrijecidos, perfeitamente palpáveis com as pontas dos dedos. Essa situação pode ser ocasionada por má postura, excesso ou falta de atividade física ou ainda por estresse emocional. Quando realizamos um estímulo na fibra muscular onde se encontra o ponto gatilho, o sangue que anteriormente não chegava até ela, volta a circular, desfazendo assim o nódulo de tensão. Este estímulo pode ser realizado através de massagem, colocação de eletroterapia e no caso do Dry Needling, colocando-se agulhas de acupuntura no ventre do músculo acometido.

Esta dor pode acometer um músculo ou um grupo de músculos e piora com atividade ou esforço, podendo ser local ou irradiar para outros locais. Aparecem alguns nódulos ou pontos-gatilho que se desenvolvem a partir do excesso de uso de um músculo, no caso da DTM devido ao bruxismo, apertamento dental, hábitos parafuncionais (roer unhas, mascar chicletes, morder caneta, dormir com a mão debaixo da mandíbula, etc), trauma, má postura, falta de exercício físico, distúrbios do sono, deficiências vitamínicas, artrite comum ou nervos sendo comprimidos na coluna e outros locais.

Tenho uma indicação sobre Dry Needling para te passar:

Dry Needling - Agulhamento a Seco:  No curso de Dry needling você aprenderá a realizar uma avaliação de dor referida miofascial a fim de obter de forma precisa a localização dos pontos gatilhos para o fechamento de um diagnóstico preciso, proporcionando um critério eficiente no programa de controle da dor referida do seu cliente. Aprenderá também fazer toda metodologia do agulhamento miofascial com raciocínio clínico que levará seu paciente a resultados instantâneos e eficientes.  Clique aqui e saiba mais




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.