Eletrotermoterapia em tratamentos de Fibromialgia







A fibromialgia é uma síndrome reumática de etiologia desconhecida, que pode ser definida como uma síndrome de amplificação dolorosa crônica. Esta síndrome é caracterizada por dor difusa musculoesquelética crônica e generalizada pelo corpo, com duração maior que três meses. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações.

A causa específica que leva ao aparecimento da fibromialgia ainda não é conhecida, no entanto, é possível que a condição seja causada por uma alteração a nível neuronal que afeta a forma como a dor é percebida pelo sistema nervoso.

Também existem alguns fatores que parecem aumentar o risco de desenvolver fibromialgia como:

Ter histórico familiar de fibromialgia;
Ter lúpus ou artrite reumatoide;
Viver situações muito estressantes;
Sofrer pancadas repetidas em alguma parte do corpo;
Ter tido alguma infecção viral.

Além disso, ser mulher e ter mais de 30 anos também parecem ser fatores importantes para o aparecimento da fibromialgia, embora a condição possa surgir em pessoas de todos os gêneros e em qualquer idade.

As opções terapêuticas para o tratamento da fibromialgia incluem medicações para reduzir a dor e melhorar o sono, programas de exercícios para fortalecer a musculatura e melhorar a aptidão cardiovascular, técnicas de relaxamento para combater a tensão muscular e programas educativos para ajudar o paciente a entender e manejar os sintomas da síndrome.

A fisioterapia é essencial na melhora do controle da dor, no aumento e/ou na manutenção das habilidades funcionais do paciente.

A eletrotermoterapia é uma opção para alívio da dor a curto prazo. Apesar de não trabalhar o condicionamento físico, o método consegue modular o sistema sensorial através dos estímulos energéticos.

É feita a ativação das fibras nervosas aferentes mielinizadas de grande diâmetro, que são o mecanismo mais importante de controle da dor na medula espinhal. O método também ativa o sistema de controle nociceptivo inibitório descendente e o sistema de opioides endógenos, provocando sensação analgésica.

Você tem dificuldade para extrair todo o potencial que a Eletrotermofototerapia pode dar aos seus tratamentos? Fica inseguro(a) na hora de escolher o melhor recurso, selecionar a dose e tempo de terapia para realmente ter os efeitos desejados?

--> Então... Esse CURSO ONLINE é para você! Clique aqui!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.