Reconhecimento da Fisioterapia na saúde do Idoso






A prática regular de exercícios pode contribuir muito para a vida do idoso.

Podemos citar alguns benefícios como: a redução do risco de quedas, a melhora na flexibilidade e boa forma, além dos aspectos sociais e psicológicos, os quais interferem diretamente na qualidade de vida do idoso.

Se analisarmos o crescimento do número de pessoas com mais de 60 anos, podemos salientar que a busca por serviços de saúde será cada vez maior. Diante disso, é que enfatizamos a importância da ação preventiva, que deverá ter como base a boa alimentação e a prática contínua de exercícios físicos, os quais são essenciais no processo e tratamento das doenças decorrentes da velhice.

A manutenção da saúde e autonomia nessa idade, identificada como boa qualidade de vida física, mental e social, é o horizonte desejável para se preservar o potencial de realização e desenvolvimento nesta fase da vida. É também a perspectiva necessária para reduzir o impacto social que cerca as questões extremamente complexas e delicadas relativas ao cuidado ao idoso dependente. Por essas e outras motivações demográficas e socioeconômicas, a promoção da saúde tem sido destacada no eixo das políticas contemporâneas na área do envelhecimento.

A prevenção  é considerada como ação antecipada, baseada no conhecimento da história natural a fim de tornar improvável o progresso posterior da doença, ou seja, as ações preventivas são intervenções e/ou orientações tendo como propósito evitar o surgimento de doenças e reduzir o risco de enfermidades degenerativas ou outros agravos específicos, reduzir sua incidência e prevalência nas populações, e promover o controle da transmissão de doenças infecciosas. Os vários projetos de prevenção e de educação em saúde estruturam-se mediante a divulgação de informação científica e de recomendações normativas de mudanças de hábitos.

Como já sabemos, a Fisioterapia é uma ciência aplicada, cujo objeto de estudo é o movimento corporal. Ela se utiliza de conhecimentos e recursos próprios com os quais se busca promover, tratar e recuperar a saúde do paciente, considerando as condições sociais psíquicas, físicas e mentais. Essa ciência tem hoje um papel marcante no aspecto social, pois atua em todos os níveis de atenção à saúde: promoção e prevenção, cura e reabilitação. 

Quando falamos em saúde da população idosa, a fisioterapia possui  fundamental importância. Ela está inserida desde prevenção até a reabilitação: na prevenção o profissional de fisioterapia deve está atento às conclusões biopsicossociais, no intuito de promover, aperfeiçoar e adaptar o individua as suas limitações, ou seja, assumir uma visão preventiva, contribuindo para uma vida mais saudável e consequentemente estimulando uma melhor qualidade de vida.

Portanto, sabemos que prática do trabalho fisioterapêutico é reconhecida como sendo um fator benéfico no processo de envelhecimento, amenizando a progressão das doenças crônico degenerativas, melhorando e/ou mantendo a capacidade funcional, melhorando a força muscular, a resistência aeróbia, equilíbrio e flexibilidade corporal, contribuindo para melhor satisfação pessoal e qualidade de vida do idoso.




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.