Fisioterapia Hospitalar e a Pandemia







A gente já sabe (ou deveria saber) que a função da fisioterapia é tratar as enfermidades por meio de exercícios com movimentos e agentes físicos como frio, calor e eletricidade, por exemplo. No âmbito hospitalar, esse especialista é fundamental para a recuperação dos pacientes com diversas doenças. Sendo assim, o profissional faz parte de uma equipe multidisciplinar para a maior comodidade e melhor reabilitação dos internados.

Recuperar, restaurar, devolver autonomia e qualidade de vida é o trabalho diário dos fisioterapeutas que atuam no Hospital. A atuação destes profissionais tem se mostrado fundamental na promoção de uma atendimento integral para pacientes com doenças cardíacas e pulmonares assistidos em hospitais, principalmente.

A fisioterapia sempre atuou dentro do hospital, mas que, com a pandemia, as demandas cresceram. O começo foi conturbado, por causa do pouco conhecimento sobre a nova doença, mas ao decorrer dos meses, os profissionais foram entendendo melhor e encontrando maneiras de lidar com a situação. 

A responsabilidade do fisioterapeuta no hospital é avaliar, desenvolver e pôr em prática os procedimentos para diferentes condições, como o pós-operatório. Qualquer condição que altere a mobilidade da pessoa tem maior probabilidade de ser revertido ou amenizado se a fisioterapia hospitalar conduzir os exercícios com regularidade.

Durante a dura recuperação, muitas vezes, o paciente perde massa muscular – há casos em que perde a capacidade de caminhar sozinho, por exemplo – e a respiração também fica comprometida. É preciso avaliar e pensar no corpo todo do paciente, a parte motora, respiratória, assim podemos tratar para ele voltar para a casa melhor e mais independente.

É importante afirmar que além de exercícios, o fisioterapeuta também atua no diálogo com família e paciente. Muitas vezes, depois da alta, o paciente ainda tem dificuldades de locomoção, por exemplo, e precisa de orientações. É preciso mapear as necessidades do paciente ao voltar para casa, como criar um ambiente adaptado, ou se é preciso um profissional atuando junto em casa.

O fisioterapeuta trabalha 30 horas semanais no hospital, incluindo plantões noturnos e nos fins de semana. Há a atuação desses profissionais 24 horas na área hospitalar. Apesar da rotina cansativa e dos desafios da pandemia, é gratificante acompanhar a melhora dos pacientes desde a fase mais crítica da internação até o período de alta.

Seja como parte da equipe de atendimento nas unidades de terapia intensiva ou trabalhando na recuperação do paciente pós-internação, o fisioterapeuta é um profissional de fundamental importância para o sucesso do tratamento dos pacientes com Covid-19.

Se você tem interesse na Fisioterapia Hospitalar e quer saber mais sobre a COVID-10 e a fisioterapia, posso te ajudar.  Por isso, juntei dois ebooks que são bem avaliados por estudantes e profissionais para facilitar o estudo nesses assuntos tão solicitados: fisioterapia hospitalar completa e fisioterapia no covid-19. Clique aqui e saiba mais




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.