Fisioterapia Dermatofuncional e o tratamento de queimaduras






Queimaduras podem ser acidentes extremamente graves e causar sequelas importantes nos pacientes. Também são um dos principais problemas de saúde do mundo industrializado. Por isso, a participação do fisioterapeuta em equipes multiprofissionais que atendem pacientes com lesões decorrentes de queimaduras é essencial para o tratamento visando auxiliar na melhora das sequelas. 

Embora o prognóstico e expectativa de vida dos indivíduos com lesões por queimadura tenham melhorado muito nos últimos, a epidemiologia das queimaduras permanece basicamente a mesma. Há uma incidência grande em crianças com 1 a 5 anos de idade, devido primariamente às queimaduras por líquidos quentes. A causa primária das lesões por queimadura em adolescentes e adultos se deve a acidentes com líquidos inflamáveis, e homens entre as idades de 17 e 30 anos apresentam a mais elevada incidência de lesões. Incêndios ocorrentes em casas são responsáveis por menos de 5% das admissões hospitalares para lesões por queimaduras, mas respondem por perto de 45% das mortes. A maioria destas se deve a fumaças e a outras lesões por inalação.

As lesões por queimaduras são classificadas tanto pela profundidade quanto pelo grau de espessura do tecido destruído.

Na queimadura de primeiro grau, o traumatismo e a lesão celulares ocorrem apenas na parte externa da epiderme. Devido à natureza avascular da epiderme externa, não ocorrerá sangramento. Haverá uma reação eritematosa devido a irritação da derme subjacente, mas não há lesão ao tecido dérmico.

As queimaduras de segundo grau superficial, a lesão ocorre através da epiderme e até camadas superiores da derme. A camada epidérmica é completamente destruída, mas a camada dérmica sofre apenas lesão leve a moderada.

Na queimadura de segundo grau profunda envolve a destruição da epiderme e uma grave lesão também da camada dérmica.A maioria das terminações nervosas, folículos pilosos e glândulas sudoríparas serão lesionadas, com a destruição da maioria da derme. A queimadura tem um aspecto vermelho, cor de bronze ou branco, dependendo da profundidade da lesão. Quanto mais profunda a lesão, mais branca.

No caso da queimadura de terceiro grau, todas as camadas epidérmicas e dérmicas estão completamente destruídas. Ademais, a camada adiposa subcutânea alguma lesão. Todo o epitélio de revestimento no local será destruído e descartado. Devido à profundidade da queimadura, não haverá região para a regeneração de tecido dérmico e epidérmico na área da queimadura de espessura integral.

Uma queimadura elétrica (quarto grau) envolve a completa destruição de todos os tecidos, desde a epiderme até o tecido ósseo subjacente. Este tipo de queimadura ocorre normalmente em resultado do contato com a eletricidade. Haverá uma ferida de entrada, que estará carbonizada e deprimida. Onde a eletricidade deixou o corpo, haverá também uma ferida de saída, que normalmente exibe bordas explosivas. Se a ocorrente foi forte o suficiente, também poderão ocorrer fraturas do osso subjacente.

A literatura da área indica que a intervenção do fisioterapeuta dermatofuncional deve ser dar desde o início do tratamento, exercendo um papel primordialmente preventivo. Caso contrário, aumentam as chances de o paciente desenvolver sequelas, uma vez que ele permanece por muito tempo imobilizado. Portanto, quanto mais cedo a fisioterapia for iniciada, melhores devem ser os resultados e a recuperação do paciente.

O especialista participa, em colaboração com a equipe multiprofissional, da avaliação e da elaboração da melhor estratégia de tratamento para cada paciente. O fisioterapeuta dermatofuncional, a partir dos conhecimentos específicos da sua área, irá propor qual será o protocolo e as técnicas que melhor atenderão ao paciente, aumentando sua qualidade de vida.

O fisioterapeuta dermatofuncional deverá pensar num plano de tratamento abrangente, determinando inclusive a ordem das áreas que serão tratadas quando o paciente sofreu queimaduras em diversas partes do corpo.

O profissional irá trabalhar primordialmente nos hospitais, mas também em clínicas, consultórios ou homecare, dependendo do momento do tratamento, da gravidade das lesões e de outros fatores.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.